ZÉ MULATO & CASSIANO

ZÉ MULATO & CASSIANO

Zé Mulato e Cassiano são irmãos e nasceram no interior de Minas Gerais, onde o som da Viola está presente dia-a-dia.
Nascidos em minas gerais, os irmãos José das dores Fernandes (Zé mulato) e João monteiro da costa neto (Cassiano), tiveram em casa as primeiras lições com o pai que tocava cavaquinho e cantava. Ainda criança Zé aprendeu com um andarilho chamado Raimundo roda, de passagem por sua cidade, os primeiros segredos da viola caipira. Da infância em Minas Geraes nasceram sonhos e em 1969, desembarcaram em Brasília, trazendo apenas os instrumentos e a vontade de cantar e encantar.
O primeiro disco só aconteceu em 1978, pela gravadora Xororó. Depois vieram mais quatro Lp´s e muitas participações em coletâneas, como a homenagem ao capitão furtado no disco (Marvada Viola), ao lado de Sivuca, Rolando Boldrin, Roberto Corrêa e outros. Zé Mulato & Cassiano, tiveram algumas das suas músicas regravadas por dezenas de violeiros pelo Brasil afora e também por cantores da MBP.
Os dois encontraram muitas dificuldades e ficaram desencantados com os rumos tomados pela música sertaneja nesta confusão musical que surgiu, ficaram mais de dez anos sem gravar, mas não param de cantar e não perderam a fé em Deus. Quando surgia uma oportunidade onde houvesse respeito e admiração pela viola caipira, o palco estava formado para o talento dessa dupla que nunca fez concessões, sempre defendendo a verdadeira música brasileira. Com a ajuda dos amigos Pena Branca & Xavantinho, foram apresentados a Victor Martins, diretor da Gravadora Velas, e finalmente a dupla voltou aos estudios. O CD Meu Céu foi gravado sob a direção musical do violeiro Roberto Corrêa e foi campeão de crítica. O coroamento aconteceu com a conquista do prêmio Sharp, concorrendo com as Irmãs Galvão e Lourenço & Lourival no dia 13 de maio de 1998, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, os violeiros de minas receberam das mãos da apresentadora Hebe Camargo o mais importante prêmio da música brasileira.