VILLAGE PEOPLE

VILLAGE PEOPLE

O Village People é um grupo disco norte-americana. O grupo, surgido em boates gays nos EUA, foi criado em fins da década de 1970 pelos produtores Jacques Morali e Henri Belolo. O nome originou-se do reduto gay de Nova Iorque na época, o Greenwich Village, e a banda ficou conhecida por apresentar-se com fantasias que evocavam símbolos de "masculinidade": policial (Victor Willis), índio norte-americano (Felipe Rose), cowboy (Jeff Olson), carpinteiro (David Hodo), soldado (Alex Briley)e motociclista (Glenn M. Hughes).

As suas animadas músicas continham temas homossexuais com ironias sutis, nem sempre percebidas pelos ouvintes heterossexuais da época. O sucesso Macho Man, de 1978, e seu videoclip à época, onde aparecem vestidos como tipos "másculos", é um exemplo. O sucesso aconteceu primeiro na Inglaterra, em 1977, com "San Francisco (You've Got Me)". O sucesso nos Estados Unidos veio em 1978, com "Macho Man". O grupo lançou também YMCA, In The Navy, Go West (regravada em 1993 pelos Pet Shop Boys) e várias outras que também alcançaram êxito. Em 1980 apareceram num filme chamado Can't Stop the Music, que recebeu a indicação de "pior filme do ano", e o troféu irônico Framboesa de Ouro.

Com a morte de Glenn M. Hughes, o motociclista, em 2001, vítima de câncer no pulmão, a formação original do grupo sofreu alteração. Os integrantes atuais do Village People são Felipe Rose (índio), Alex Briley (soldado), David Hodo (carpinteiro), Ray Simpson (policial), Jeff Olson (caubói) e Eric Anzalone (motociclista).