VANESSA CARLTON

VANESSA CARLTON

(2002 – Presente)

Vanessa Lee Carlton (Milford - Pensilvânia, 16 de Agosto de 1980) é uma cantora, escritora e pianista norte-americana que ficou conhecida em 2002 pelo hit de verão A Thousand Miles de seu primeiro álbum de estúdio Be Not Nobody, que vendeu cerca de 2,5 milhões de cópias ao redor do mundo.
A Thousand Miles tornou-se um clássico da música pop, aparecendo mais tarde na trilha sonora do filme White Chicks (2004) e sendo homenageada com diversas versões cover. Para promover seu primeiro álbum de estúdio, mais dois singles foram lançados: Ordinary Day, que falhou em obter o sucesso do primeiro single e Pretty Baby, que tornou-se um grande hit no Brasil ao fazer parte da trilha sonora da décima temporada da telenovela Malhação.
Em 2004, foi lançado o primeiro single de seu segundo álbum de estúdio, entitulado Harmonium: White Houses, uma canção que conta um pouco da vida adolescente de Vanessa. A abordagem explícita sobre a perda da virgindade fez com que as rádios e programas de televisão censurassem a música. Por conta de diferenças criativas entre a A&M Records (gravadora de Vanessa na época) e a cantora, o single e o álbum foram boicotados pela gravadora.
A falta de promoção e a censura do primeiro single fizeram de Harmonium um fracasso comercial se comparado ao seu primeiro álbum e a artista deixou a gravadora. Em 2006, Vanessa assinou contrato com a The Inc. Records.
Em 2007, depois de quase três anos sem material inédito, Vanessa lançou Nolita Fairytale, primeiro single do seu terceiro álbum de estúdio Heroes & Thieves que seria lançado em outubro do mesmo ano. Nolita Fairytale é uma música otimista que expressa o contentamento de Vanessa pela sua escolha por uma vida mais simples e fora dos holofotes.
O álbum Heroes & Thieves ainda teve Hands on Me como segundo single, o clipe demonstra novamente apoio à comunidade LGBT, ao mostrar casais de gays e lésbicas - os clipes de Ordinary Day e Pretty Baby também têm representatividade gay.
Depois de passar um tempo fazendo raras aparições e apenas dando esporádicas informações sobre o novo álbum via twitter, Vanessa volta com Carousel - primeiro single de Rabbits on the Run, seu quarto álbum de estúdio.
Rabbits on the Run (lançada pela gravadora Razor & Tie) explora uma sonoridade um pouco mais alternativa e conta com a participação do Capital Children's Choir. Hear the Bells foi o segundo e último single do álbum.
Hear the Bells também conta com um ep natalino lançado no final de 2011 que, além da faixa que dá título ao álbum e uma versão acústica de A Thousand Miles, contém regravações das clássicas Do You Hear What I Hear? e Happy XMas (War Is Over).
Espera-se que Liberman, seu quinto álbum de estúdio - que já foi adiado duas vezes -, seja lançado ainda em 2015. Vanessa atualmente é contratada pela Dine Alone Records, que recebeu a artista com um presente aos fãs: o lançamento de Young Heart, que apesar de não estar planejada para tracklist de Liberman, serve como um "pré-pré-single".

Biografia e vida pessoal
Vanessa Carlton nasceu em Milford, na Pensilvânia, EUA. Filha do piloto Ed Carlton e da pianista e professora de música Heidi, Vanessa era uma criança prodígio. Ouvia música clássica tocada por sua mãe. Com dois anos de idade, depois de uma viagem à Disney, tocou no piano a música It's a Small World, devido ao forte impacto de ouvir essa canção na viagem. Com oito anos compôs a sua primeira canção, e depois de alguns anos a ouvir música que ia desde Debussy aos Pink Floyd, por influência dos pais, a cantora entrou para a School of American Ballet, em Nova Iorque, quando tinha quatorze anos. Durante algum tempo viveu em um dormitório no Lincoln Center, mas a dada altura cansou-se do curso. Vanessa era a melhor aluna da sala e o ensino era muito rígido, o que acabou frustrando-a com o método de ensino. Foi então que se virou para o piano e nessa altura nasceram as primeiras canções a sério.
Trabalhou como garçonete por um tempo, depois começou a frequentar bares de Nova Iorque e a sua música chegou aos ouvidos de profissionais da indústria fonográfica. O single de estreia, A Thousand Miles, do primeiro disco Be Not Nobody chegou às estações de rádio e aos canais de música em Fevereiro de 2002 e em Agosto já rodava incansavelmente na MTV. Na época, a revista Rolling Stones a destacou como uma das novas artistas a seguir atentamente durante o ano.
No dia 19 de Junho de 2010, no festival Nashville Pride, Carlton assumiu ser bissexual, perante uma enorme plateia que aplaudiu a coragem da artista. Vanessa tem uma relação com John McCauley (da banda Deer Tick), a primeira filha do casal nasceu em janeiro de 2015.