VAN MORRISON

VAN MORRISON

Van Morrison (Belfast, Irlanda do Norte, 31 de Agosto, 1945), nome artístico de George Ivan Morrison, é um cantor, compositor e expoente da chamada celtic soul.

Dedicou-se desde muito cedo à música porque o seu pai coleccionava discos de jazz, e a mãe era cantora. Atingiu a notoriedade à frente dos Them, banda formada em 1964, e com a qual obteve uma série de êxitos. Morrison começou a ficar triste devido à grande utilização de músicos de estúdio por parte da banda e abandonou o grupo após uma digressão pelos EUA em 1966. Regressou a Belfast com a intenção de deixar o mundo da música, mas o o produtor Bert Berns convenceu-o a regressar a Nova Iorque e a gravar a solo. Destas primeiras sessões de gravação saiu uma das suas músicas mais conhecidas, “Brown eyed girl”.

Em 1968 é editado Astral Weeks, considerado por muitos o seu melhor trabalho, muito aclamado pela crítica, mas não tendo muita aceitação por parte do público.

Morrison geralmente mostra algum desdém pelas opiniões da imprensa e da crítica. O seu trabalho é sério, muitas vezes de natureza espiritual, combinando elementos do jazz, R&B e música celta.