TONY TERRY

TONY TERRY

Tony Terry (12 de Março de 1964, Pinehurst, Carolina do Norte, USA) é um cantor norte-americano de soul, R&B e new jack swing. Teve seu apogeu musical em meados dos anos 80 e inicio dos anos 90.

Terry é graduado na Duke Ellington School of the Arts em Washington. Iniciou como backingvocal para as bandas Sweet Sensation e The Boogig Boys. Em 1987 assinou com a Epic/CBS Records.

Seu primeiro single lançado no mesmo ano em que assinou contrato, "She's Fly" atingiu a posição #10 nos charts de R&B, permanecendo no chart durante 19 semanas e #80 na Billboard Hot 100. Em 1988 era lançado seu primeiro álbum, chamado "Forever Yours", top 30 na Billboard's R&B Albums chart. No mesmo ano era lançado seu segundo single "Lovey Dovey", que junto com "She's Fly", se tornaram os maiores hits do CD. "Lovey Dovey" apareceu no UK Singles Charts na posição #44, além de ter atingido a posição #4 nos charts R&B. O terceiro single, "Forever Yours", não obteve tanto êxito como os anteriores, mas entrou na Billboard Hot 100, emplacando a posição #80, além da posição #16 nos charts de R&B. Tony Terry encerrou a era com o single "Young Love", emplacando mais um single na UK na posição #94, além de um #88 nos charts de R&B.

Em 1989, Terry colaborou com a música "Forget The Girl" na trilha sonora do filme Tap, emplacando mais um hit na Billboard Hot Dance na posição #9 e mais outra música na UK, #94. No mesmo ano, em colaborou com a banda Flame, na canção "On The Strenght", atingindo sucesso considerável nos charts de R&B e dance.

Em 1991, Tony lançou seu segundo álbum, auto-entitulado "Tony Terry", com a música "Head Over Heels" como single chefe, levando Tony de volta ao top dos charts de R&B, na posição #13. O segundo single a ser lançado foi "With You", que se tornou o maior hit da carreira de Tony, além de ser sua canção de assinatura. "With You" foi seu terceiro single a entrar no top 10 dos charts R&B, atingindo a posição #6 (durante 33 semanas), e o single com maior peak na Billboard Hot 100, atingindo a posição #14. O terceiro single falhou em manter Tony no topo, "That Kind of Guy" atingiu picos de #38 nos charts de R&B. O último single do álbum, "Everlasting Love", entrou para o top 10 dos charts de R&B, posição #6, além de ter entrado na Billboard Hot 100 na posição #81. Ainda em 1991, Tony ganhou duas nomeações na Soul Train Music Award nas categorias "Single do Ano" e "Artista do Ano" pela música With You. Terry ainda colaborou para a trilha sonora do filme Gladiador. Após isso, Tony deixou sua atual gravadora e assinou com a Virgin Records.

Durante anos de hiato, em 1994, Tony retorna ao cenário musical com seu terceiro álbum de estúdio, "Heart of a Man", com uma sonoridade diferente dos seus álbuns interiores porém não foi suficiente para mantê-lo no mesmo auge que seus álbuns anteriores o manteve. Foram lançados três singles que falharam nos charts R&B, nenhum foi emplacado no top 10. "When a Man Cries" atingiu #32 nos charts R&B, "Can't Let Go", repetiu o mesmo feito do single anterior e "Heart of a Man" não passou da posição #86. Nenhum single entrou na Billboard Hot 100. No ano seguinte, Tony continuou a cantar como backingvocal da cantora gospel, Yolanda Adams.

Após muitos anos de hiato e sem gravar nada, Tony lançou em 2001, seu quarto álbum de estúdio, "My Best" pela Golden Boy. Em 2006, Tony lançou seu quinto álbum de estúdio e primeiro álbum no segmento gospel, "Changed!", atingindo posição #21 nos charts de música Gospel.

Até 2009, Tony saiu em turnê internacional com Roberta Flack. No teatro, Tony atuou em várias peças músicais, como "Sisterella", "Mama, I Want To Sing", "His Woman, His-Wife", que co-estrelou Stephanie Mills) e, recenemente a turnê nacional "Tall Dark and Handsome".