TOM JONES

TOM JONES

Tom Jones, nascido Thomas Jones Woodward, (Pontypridd, 7 de junho de 1940) é um cantor de música pop do País de Gales.

Aos dezesseis anos ele se casou e teve um filho, muito antes de se tornar um ídolo pop. Apesar de suas freqüentes e bem divulgadas relações extra-conjugais (incluindo um romance com a ex-Miss Mundo de 1973 Marjorie Wallace), ele permanece casado e um homem de família. Jones mora nos Estados Unidos, mas é visto freqüentemente visitando sua terra natal de Gales.

Carreira

Tom alcançou a fama durante os anos 60, e depois de vários sucessos no Reino Unido, tornou-se um cantor de cassinos de Las Vegas. Entre seus principais sucessos de começo de carreira estão:

* It's Not Unusual (1965)
* What's New Pussycat?, composta por Burt Bacharach (1965)
* Thunderball, tema do filme homônimo de James Bond (1966)
* The Green, Green Grass of Home (1966), seu compacto de mais sucesso, que passou então a ser associado com o País de Gales, embora tenha sido inspirada nos EUA
* I'll Never Fall In Love Again (1967)
* Delilah (1968)
* Help Yourself (1968)
* Without Love (1969)
* She's A Lady (1971)

A carreira de Jones estagnou-se a partir de então, e só conseguiria novo fôlego em 1987 com o lançamento de "A Boy From Nowhere". Depois disso ele passou a gravar com uma geração mais nova de músicos.

O penúltimo álbum de Jones, Reload, lançado em 2000, transformou-se no maior sucesso de sua carreira: apresentava versões de outros artistas, gravadas em duetos com eles, utilizando seus produtores e métodos de gravação. Em seguida veio Mr.Jones, lançado em 2002, e no ano seguinte Tom seria premiado com um Brit Awards por sua contribuição à música.