THE STATLER BROTHERS

THE STATLER BROTHERS

The Statler Brothers é um grupo de música country americano que começou a carreira em 1955 em Staunton, Virgínia.

Inicialmente, eles tocavam música gospel nas igrejas locais, o grupo se apresentava como "The Four Stars" e mais tarde como "The Kingsmen". Em 1963, quando a canção "Louie, Louie" do grupo também chamado The Kingsmen ficou famosa, eles mudaram o nome para The Statler Brothers. Apesar desse novo nome, apenas dois dos quatro membros eram irmãos, e nenhum deles se chamava "Statler". A banda, na verdade, escolheu esse nome por causa de uma marca de lenços de papéis. O grupo é formado por Don Reid, Harold Reid, Phil Balsley e Jimmy Fortune, que substituiu Lew DeWitt nos anos 80.

O grupo ainda continua ligado às suas raízes gospel, com a maioria dos seus álbuns contendo no mínimo uma canção desse tipo. Como também produziram muitos álbuns contendo somente gospel, e gravaram uma música em tributo a Blackwood Brothers, que influenciaram seu estilo.

"Flowers on the Wall" é a canção mais famosa. Escrita por Lew DeWitt, a canção alcançou popularidade em 1966, ficando 4 semanas com o Nr. 2 na revista Billboard no ranking Hot Country, e alcançando a quarta posição no Hot 100. Ela foi redescoberta por uma nova geração após ser usada por Quentin Tarantino em Pulp Fiction.