STEELHEART

STEELHEART

A Banda Steelheart, é uma banda de hard rock melódico, Formada por Miljenko Matijevic (Vocais), Chris Risola (Guitarra), Frank Di Costanzo (Guitarra), James Ward (Baixo) e John Fowler (Bateria), a banda Steelheart foi umas das mais talentosas da cena hard rock mundial.

E que liberou, com toda a certeza, um dos álbuns mais empolgantes na época 1990 em que o Hard Rock estava no fim.

História:

O Steelheart começou como uma banda de rock chamada Red Alert cujos membros incluíam James Ward (baixo), Chris Risola (guitarra), Jack Wilkenson (bateria) e após a audição, Michael Matijevic nos vocais. Frank DiCostanzo entrou como um segundo guitarrista e John Fowler substituído Jack Wilkenson na bateria, depois de deixar a banda Rage of Angels. Gravação de uma fita demo com quatro músicas, Matijevic conseguiu satisfazer artista gerente Stan Poses. No entanto, Poses não estava interessado, apesar desta Matijevic perseverou e, finalmente, foi dado um endereço rabiscado. No dia seguinte, Stan Poses tinha a fita demo, no prazo de uma hora de ouvir, Matijevic recebeu um telefonema confirmando que "Red Alert" acabava de receber um contrato com a MCA Records. Percebendo que o nome de Red Alert já foi tomada, a banda ficou em Steelheart alegadamente por causa de sua atitude depois de tentar conseguir um contrato de gravação por tanto tempo.
Os primeiros anos (1990-1992)

Produzido por Mark Opitz na ensolarada Califórnia, fica impossível não citar os agudos de Miljenko, seja nas canções mais pesadas como “Love Ain´t Easy” e “Gimme Gimme”, nas mais festeiras “Down n´Dirty” e “Everybody Loves Eileen” ou, é claro, na balada “I´ll Never Let You Go”. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias, ficando entre os Top 100 das charts da Billboard, e todo este sucesso atingiu o velho continente e Ásia, tendo ficado em primeiro lugar em vários países deste lado do globo.

Steelheart lançou o segundo álbum, o "Tangled in Reins", com muitas canções contendo soa mais como Guns N 'Roses do que o seu debut. A canção "Steelheart" featured Matijevic bater sua nota mais alta de todos os três álbuns. Desde a invasão do grunge foi tomando força, o único álbum alcançou a posição # 144 na Billboard. No entanto, a balada "Mama Don't You Cry" cartas # 1 em muitos países do Leste Asiático, incluindo Hong Kong, o que levou sua turnê pela Ásia em setembro de 1992.

A MTV unplugged versão em Hong Kong é um sucesso, atraindo mais de 10.000 audiências. Depois de semanas de turnê na Ásia, Steelheart mais tarde foi convidado pela banda de heavy metal, Slaughter, para sair em turnê com eles. Chegando ao fim da turnê, Slaughter Steelheart pediu para realizar um último show que
ocorreria em Denver, Colorado. O show aconteceu na noite de Halloween. Durante a execução, "Dancing in the Fire", um hit do ''Tangled in Reins"o empolgado Miljenko Matijevic resolve escalar uma das estruturas do palco e, quando estava lá em cima, tudo vem abaixo: vocalista e iluminação, tudo ocorre na frente de 13000 pessoas.

O resultado foi doloroso,bateu na parte de trás da cabeça, ele caiu na primeira face quebrando seu nariz, maçãs do rosto, queixo e torcer sua espinha. Matijevic conseguiu sair do palco e ele foi imediatamente levado para um hospital. "Steelheart", que terminou aquela noite.

Matijevic com maxilar e nariz quebrados, coluna torcida e dezenas de pontos na nuca. Mas a situação era ainda mais séria, tanto que os próximos anos foram de fortíssimas dores de cabeça, perdas de memória e muitas vezes o vocalista não sabia mais o que estava fazendo. Até que um neurofisiologista o diagnosticou como tendo TBI (em português, Ferimento Traumático no Cérebro). Durante todo o tratamento para recuperação das lembranças e reprogramação de seu mente, Miljenko nunca obteve qualquer tipo de compensação financeira. Ao contrário, conseguiu perder todo seu dinheiro e até mesmo a família...

Ainda durante sua recuperação, para poder gravar novamente e se ver livre de seus antigos contratos, pagou grandes somas ao seu antigo gerente e gravadora. Agora estava livre, possuía os direitos de seus dois primeiros discos e, em 1995, junto com Kenny Kanowski, Vincent Melle e Alex Macarovich, o novo Steelheart gravou “Wait” na Inglaterra. Este disco tem certa importância, pois foi durante sua mixagem que o vocalista, sentado numa cadeira, simplesmente “acordou”. Ficou plenamente recuperado de seus problemas mentais.

Um novo capítulo se inicia, com excursões de sucesso pela Ásia, único local onde se poderia viver de Hard Rock nos anos 90. Mesmo “Wait” sendo um belo registro, nunca alcançou a Europa e EUA.

Por outro lado, o famoso produtor Tom Werman o convidou para fazer as vozes de Mark Whalberg, ator principal do “Rock Star”, Na trilha sonora deste filme, Miljenko trabalhou com Zakk Wylde, Jason Bonham e Jeff Pilson, cantando em oito canções, mas somente três aparecem no CD, uma destas é “We All Die Young”, de seu álbum “Wait”.

Após este projeto para o filme, Milijenko arrisca-se pela música eletrônica por alguns países europeus, assim como também tentou montar outra banda. Atualmente está cheio de inspiração, e se preparando para a gravação de novos álbuns.

Membros

Miljenko Matijevic - vocal
Uros Ravoski - guitarra
Sigve Sjursen - baixo
Mike Humbert - bateria

Ex-integrantes

Myron Dove - baixo (tocando apenas na turnê)
Chris Risola - guitarra 1990–1992 (Tocou durante a turnê "Just A Taste")
Frank DiConstanzo - guitarra 1990–1992
James Ward - baixo 1990–1992 (Tocou na turnê de "Wait")
John Fowler - bateria 1990–1992
Kenny Kanowski - bateria 1996
Vincent Mele - baixo 1996
Alex Makarovich - bateria 1996

Discografia:

Steelheart (1990)
Tangled In Reins (1992)
Wait (1996)
Just A Taste (EP) (2006)
Good 2B Alive (2008)

Site Oficial:

http://www.steelheart.com/