SQUEEZE

SQUEEZE

Squeeze é uma banda britânica que ganhou destaque no Reino Unido no final dos anos 70, na era New Wave, e continuou a gravar nas décadas de 80 e 90. Eles são conhecidos no Reino Unido por seus hits "Cool for Cats", "Up the Junction", "Tempted", "Black Coffee in Bed", "Pulling Mussels (From the Shell)," e "Hourglass". Embora a banda não tenha feito muito sucesso comercial nos Estados Unidos, as canções "Tempted", "Hourglass" e "853-5937" fizeram sucesso nas paradas de lá, e o grupo conquistou um público fiel e continua a atrair novos fãs. Todos os hits da banda foram escritos pelos membros Glenn Tilbrook e Chris Difford.

O grupo foi formado em Deptford, Londres, em 1974, e terminou pela primeira vez em 1982. Em 1985 eles voltaram a tocar juntos, e terminaram novamente em 1999. A banda se reuniu para turnês nos Estados Unidos e Reino Unido em 2007, e continuou fazendo turnês até 2010.

O Squeeze confirmou, durante uma entrevista no V Festival, em 2008, que eles pretendiam compor um novo álbum, com material inédito. Em 2010, foi lançado o 13º álbum de estúdio da banda, intitulado Spot the Difference, que consiste em regravações de canções antigas da banda.

Carreira

Primeira parte: 1974-82
Os membros fundadores da banda, em março de 1974, foram Chris Difford (guitarra, voz, letras), Glenn Tilbrook (voz, guitarra, melodia), Jools Holland (teclados) e Paul Gunn (bateria). O grupo já teve vários nomes, como "Captain Trundlow's Sky Company" ou "Skyco", antes de escolher "Squeeze", como um tributo ao álbum frequentemente ridicularizado do Velvet Underground, lançado em 1973, "Squeeze".

Gilson Lavis substituiu Gunn na bateria e Harry Kakoulli entrou como baixista, em 1976.

No início de carreira, o Squeeze fez parte da animada cena musical de Deptford, em Londres, que também incluía as bandas Alternative TV e Dire Straits. Os primeiros singles do grupo e álbum, Packet of Three, de 1977, foram lançados pelo Deptford Fun City Label.

O primeiro EP da banda e boa parte das canções do auto-intitulado álbum de estreia (1978) foram produzidos por John Cale para a A & M Records. No entanto, os dois singles de sucesso do álbum de estreia ( "Take Me I'm Yours" e "Bang Bang") foram produzidos pela própria banda, uma vez que as gravações feitas pelo selo de Cale não fizeram sucesso comercialmente.

Nos Estados Unidos e Canadá, a banda e o álbum foram chamados de UK Squeeze devido a conflitos jurídicos criados pela existência de uma banda contemporânea de lá, chamada "Tight Squeeze". O "U.K." foi retirado em todos os lançamentos posteriores. Na Austrália, a mesma alteração do nome foi utilizada devido a conflitos jurídicos decorrentes de uma banda existente Sydney, também chamada "Squeeze". Os állbuns, na Austrália, foram creditados ao U.K. Squeeze, até o lançamento de Cosi Fan Tutti Frutti.

O segundo álbum da banda, Cool for Cats (1979), contém os dois maiores hits da banda no Reino Unido, "Cool for Cats" e "Up The Junction", os quais chegaram ao # 2 das paradas de lá. John Bentley substituiu Harry Kakoulli no baixo, em 1979, após o lançamento do LP. [2]

Argybargy (1980), o terceiro álbum da banda, foi também um sucesso no Reino Unido. Com o álbum, houve um ligeiro avanço nas paradas da América do Norte, com o single "Another Nail In My Heart" ocupando a 56ª posição nas paradas do Canadá, e o segundo single, "Pulling Mussels (From The Shell)", recebeu airplay nos Estados Unidos, pelas estações de rádio de rock.

O tecladista Jools Holland deixou a banda para seguir uma carreira solo em 1980. O teclado foi assumido pelo altamente cotado cantor-tecladista Paul Carrack, um antigo membro da banda soul-pop Ace, que compôs um grande hit internacional, a canção "How Long". Carrack também havia sido membro do Roxy Music.

Em 1981, a banda lança, talvez, seu mais conhecido álbum, East Side Story. Foi produzido por Elvis Costello e Roger Bechirian, e Carrack assume a liderança nos vocais do hit "Tempted". Carrack, por sua própria vontade, abandona a banda após o lançamento de East Side Story, e é substituído por Don Snow. Esta formação gravou o LP Sweets From A Stranger, em 1982. Críticas negativas, o stress das turnês, e conflitos entre os membros levaram Difford e Tilbrook a terminarem com a banda, ainda nesse mesmo ano, após o lançamento de um último single, "Annie Get Your Gun".


Difford e Tilbrook: 1983-84
Difford e Tilbrook continuaram trabalhando juntos, e lançaram um álbum homônimo como o duo Difford & Tilbrook, em 1984. Embora não seja oficialmente um álbum do Squeeze, muitos fãs consideram Difford & Tilbrook um LP "perdido" da banda, afinal, Difford e Tilbrook eram os únicos membros constantes do Squeeze. Várias canções de Difford & Tilbrook foram oficialmente apresentadas em diferentes compilações da banda.

O duo também contribuiu para um musical escrito e encenado em Deptford durante esse período, intitulado Labelled com Amor e baseado, em grande parte, a música de Squeeze.


Segunda parte: 1985-99
Os integrantes do Squeeze se reuniram novamente para tocar em um show caridade, em 1985, com todos os cinco membros da época do Argybargy - Difford, Tilbrook, Holland, Lavis, e Bentley. O desempenho alcançou tal sucesso que todos os integrantes concordaram em gravar álbuns e fazer turnês novamente, como Squeeze. Procurando um som diferente, a banda substituiu Bentley pelo baixista Keith Wilkinson, que havia participado de Difford & Tilbrook. Com esta formação, a banda lançou o LP Cosi Fan Tutti Frutti, em 1985.

O novo complexo caracterizado LP duplo monitorados teclado partes que não poderiam ser duplicadas por um único jogador no teclado viver uma definição, assim Jools' irmão Chris Holland jogado alguns shows como segundo tecladista, em 1985. No entanto, Chris Holland foi rapidamente substituído por um novo membro oficial Andy Metcalfe do Soft Boys e The egípcios. Um baixista nesses grupos, Metcalfe iria tocar teclados com Squeeze. Seu mandato como sexto membro da banda iria durar até 1988.

Em 1987, o sexteto gravado o álbum Babilônia e em. Um lançamento bem sucedido de ambos os lados do Atlântico, este álbum da banda continha apenas E.U. top 40 hits em "ampulheta" e "853-5937"

Metcalfe deixou a banda em 1988, deixando o Difford / Tilbrook / Holanda / Wilkinson / Lavis line-up para gravar 1989's Frank. O LP foi um desapontamento comercial que não fiado off gráficos singles no Reino Unido, e da banda foi retirado da sua longa data A & M rótulo.

Adicionando um novo segundo o tecladista, na pessoa do Matt Irving, a banda emitiu o álbum ao vivo de uma ronda E uma disputa sobre IRS Grava em Março de 1990. Jools Holland esquerda Aperte novamente no início de 1990, e não foi imediatamente substituído. Em seu lugar, a banda utilizada sessão músicos tais como Irving (que já não era um membro oficial banda), Snow, Steve Nieve, Bruce Hornsby e Carol Isaacs para a libertação Play 1991, que saiu na Reprise rótulo. Esta versão não desovado novamente UK hits, embora em os E.U. os singles "Satisfeito" e "Crying In Your Sleep" recebeu significativo airplay em estações modernas rock, e no Canadá "Satisfeito" foi um top 50 hit. No entanto, a banda Reprise caiu após esse um álbum. Então baterista Gilson Lavis foi solta em 1992, e substituído pelo compatriota Nieve Atrações banda mate Pete Thomas. Paul Carrack também retornou à banda em 1993, embora por este ponto Esprema não foi tanto uma banda que era um nome comercial para Difford e Tilbrook acrescida sidemen.

Aperte re-assinado a A & M em vez de 1993 Alguns Fantastic's Place. Após um período de declínio comercial no Reino Unido, chumbo único "Terceiro Ferroviário" hit # 39, tornando-se Squeeze UK Top 40 da primeira batida em seis anos [2].

Aperte's lineup durante meados da década de 1990 mudou constantemente. Embora não seja um membro oficial Squeeze, Aimee Mann foi caracterizado nos vocais e guitarra Aperte a muitos shows durante o ano de 1994. Thomas também saiu da banda nesse ano, e Carrack duplicou em cilada e teclados para alguns shows antes da sessão baterista Andy Newmark foi interposto pol então - ainda em 1994 - Carrack esquerda, o que permitiu tecladista Andy Metcalfe para voltar à banda para uma curta feitiço, tocando ao vivo em algumas datas. Baterista Kevin Wilkinson (nenhuma relação ao baixista Keith), anteriormente de The Waterboys, foi também acrescentado a esta hora, substituindo Newmark. Ele durou até 1995 o álbum Ridículo, que foi gravada pelo quarteto de Difford, Tilbrook, Wilkinson e Wilkinson. O álbum off fiado três menores hits no Reino Unido: "Este Verão", "comboios eléctricos" e "Heaven Knows". Como assim, uma versão do minimamente remixado "Este Verão" # 32 Reino Unido se tornou um hit em 1996, um ano após a versão original culminado em # 36. Apesar disso, a A & M, mais uma vez, caiu de Esprema sua lista no final de 1996 [2].

Após a liberação do Ridículo, Don Snow (agora conhecida como Savannah Jon) voltou a Aperte mais uma vez que a sua turnê tecladista, mas até 1997, o line-up Esprema tinha oficialmente diminuiu para apenas Difford e Tilbrook. Este ano, o duo, faturado como Squeeze, não liberou o único álbum "Down In The Valley", como um único fundos para o Charlton Football Club. Tilbrook formou o quixotesco etiqueta para esta e futuras relacionadas com Squeeze lançamentos, assim como lançamentos de outros artistas.

Para o álbum Domino 1998, a banda foi novamente um quinteto constituído por Difford, Tilbrook, baixista Hilaire Penda, ex-baterista Amitri Del Ashley Soan, e ainda um outro regresso, na pessoa do tecladista Chris Holland. Nick Harper frequentemente realizada com esta versão do Squeeze, fornecendo adicional guitarra e vocais. Em Janeiro de 1999, poucos dias antes de uma visita planejada, Chris Difford subitamente anunciou que ele estava tendo um "hiato" de Squeeze. O último local para Esprema com Chris foi o Charlotte, Leicester, Inglaterra. A banda continuou posteriormente como um quarteto liderado pelo Tilbrook, com Jim Kimberley substituindo Soan turnê em algumas datas, e Chris Holland sair no Outono de ser substituído por outros Tilbrook's freqüentes escrito parceiro Chris Braide.

Em 27 de Novembro de 1999 em Aberdeen, Escócia, Squeeze jogou seu último show antes de acabar de novo. Difford e Tilbrook embarcaram em carreiras solo separados pouco depois [2].


Solo anos: 2000-06
Em 2003 Difford e Tilbrook colaborou com uma canção pela primeira vez desde Domino. A faixa, "onde eu posso ser seu amigo", apareceu na Tilbrook o bem-revisto segundo disco solo, Transatlântica Ping Pong. Em 2004, a par trabalhou com música jornalista Jim Drury sobre a retrospectiva Squeeze: Song By Song. Neste livro que declarou que tinha se tornado mais amigos desde desmantelar a banda que eles nunca foram embora Squeeze foi juntos.

No entanto, uma tentativa por parte de 2004 a VH1 mostrar Bandas Reunida a reassemble meados da década de 1980 line-up de Squeeze (Difford, Tilbrook, Holanda, Wilkinson e Lavis) terminou em fracasso. Embora baixista Keith Wilkinson foi favorável à idéia e baterista Gilson Lavis manifestado algum interesse, Jools Holland sentia que estava demasiado ocupado com os projectos em curso a participar, e, fundamentalmente, tanto Tilbrook e Difford expressou reservas sobre trabalhar juntos em uma banda contexto em que o ponto no tempo.

Ainda assim, Difford e Tilbrook da amizade continuou e, em Dezembro de 2005 Difford sábado em algumas músicas para Glenn Tilbrook solo em um show em Glasgow.


Terceira encarnação: 2007-presente
No início de 2007 foi anunciado que iria reformar Difford e Tilbrook Esprema para uma série de shows ao longo do último semestre do ano, em apoio da Universal e da Warner re-emissão de catálogo da banda de volta ea liberação de um novo 'melhor de' álbum, Essential Squeeze, em 30. abr. Jools Holland e Gilson Lavis se viram impossibilitados de participar da série de shows, como o eram no âmbito da digressão "Jools Holland & Seus Rhythm & Blues Orchestra" nome para a maior parte do ano. Em vez disso, John Bentley re aderiram em baixo, pela primeira vez desde a última reunião Squeeze mostrar em 1985. O resto da linha foi desenvolvida por membros da turnê da banda Tilbrook, O Fluffers: Stephen Grande (teclados) e Simon Hanson (bateria).

Em 7 de Julho de 2007, no "Regresso ao Verão do Amor Partido", em Hawkhurst, Kent, Difford e Tilbrook, cada um cantando e tocando violões, desempenhou uma canção sete set. Tocavam, no fim, "Take Me I'm Yours", "Tirando Mussels (From a Shell)," "Será que o amor?", "Tentação", "rotulados com Amor", "Cool de Gatos", e " Até o Junction ". A primeira real cheio de banda Squeeze mostrar desde 1999 ocorreu menos de uma semana mais tarde, suas antigas assombrar, "O Albany" (Deptford) na quinta-feira, 12 jul. Que foi faturado como um "aquecimento" antes do show E.U. próxima turnê , esta foi, então, seguido por GuilFest 2007. Eles visitaram os E.U., em Agosto de 2007, apoiado em várias datas em Fontes de Wayne, Will Hoge, Big Head Todd e os monstros, e Cheap Trick.

Em Novembro de 2007, a banda liberada Five Live: On Tour na América, um CD constituído de gravações ao vivo da turnê americana. O título refere-se ao número de pessoas na banda, não o número de faixas do CD 19-canção. [2] Televisão aparições e shows ao vivo no Reino Unido e os E.U. seguido durante todo 2008, incluindo uma aparição em manchete lindos dias em 15 agosto. Após o sucesso do 2007 / 8 excursões (sucesso de vendas e de re-lançado Squeeze registos e os Cinco Live: On Tour na América álbum), foi confirmado que o actual Squeeze line-up irá gravar um novo álbum até 2009, quando já tem uma turnê dos Estados planejado.