SOUL ASYLUM

SOUL ASYLUM

O Soul Asylum, formado por Dan Murphy na guitarra, Karl Mueller no baixo e Dave Pirner na bateria com o nome de Loud Fast Rules em 1981 na cidade de Minneapolis, teve sua primeira baixa três anos depois, com a mudança de Pirner para a guitarra e vocal, tendo em seu lugar o baterista Grant Young. Com está formação lançam o disco Say What You Will, Clarence... Karl Sold the Truck, já com o nome de Soul Asylum, pelo selo Twin Tone.

O disco foi deixado de lado pelos fãs americanos, já que na mesma época bandas como Replacements e Husker Du, que fazem um som muito parecido com o Soul Asylum, lançaram seus próprios álbuns. Essas comparações, principalmente com o Replacements perseguiriam o grupo por muitos anos. Mesmo assim a banda conseguiu ver suas músicas entrarem na programação das college radios norte-americanas, principalmente graças aos dois lançamentos seguintes Made to Be Broken e While You Were Out, discos que mostraram o talento de Pirner também como letrista.

Com o relativo sucesso, o Soul Asylum assina com a A&M Records em 1989, por onde lançam o álbum Hang Time, produzido por Lenny Kaye. O álbum também ganhou destaque nas college radios. Mas em 1990, quando lançam And the Horse They Rode In On, a banda desaponta seus antigos fãs quando resolve dar uma mexida no som característico do grupo, optando pelo indie-rock que invadia as rádios dos Estados Unidos. Com isso resolvem dar uma parada nos trabalhos e saem da A&M.

Em 1992, agora trabalhando com a Columbia Records, Pirner e Murphy trabalham em novas canções que entram no álbum Grave Dancers Union, maior sucesso da banda até hoje. O álbum, puxado pelo sucesso de Runaway Train, canção que recebeu elogios até mesmo do governo americano, por trazer em seu clipe várias imagens de crianças desaparecidas, vendeu milhões de cópias em todo o mundo e criou uma grande expectativa para o disco seguinte. Logo depois do lançamento de Grave Dancers Union, o baterista Grant Young deixa a banda, sendo substituído por Sterling Campbell. Com a nova formação lançam Let Your Dim Light Shine em 1995. Apesar do relativo sucesso do single de estréia, Misery, o Soul Asylum não consegue repetir o sucesso de Grave Dancers... Neste mesmo ano, o Soul Asylum toca no Brasil, abrindo as apresentações do INXS.

Murphy resolve trabalhar em um novo projeto, o Golden Smog, e chama Pirner para fazer os vocais. A banda lança apenas o disco On Golden Smog. Pra complicar, Pirners passa a fazer mais sucesso como namorado de Winona Ryder do que como vocalista do Soul Asylum, forçando o grupo a dar uma longa parada.

Chega 1998 e o Soul Asylum volta aos estúdios para produzirem Candy From a Stranger. O disco passa totalmente despercebido da grande imprensa, levando a banda de volta às college radios. Em 2004, lançam o álbum ao vivo After the Flood.


Por Valdir Antonelli, com informações da All Music Guide