SILVERCHAIR

SILVERCHAIR

Silverchair é uma banda australiana de Rock formada em 1992. A banda foi formada em Newcastle, New South Wales, Austrália com o nome Innocent Criminals pelo vocalista Daniel Johns, o baixista Chris Joannou, e o baterista Ben Gillies. Silverchair tem obtido um sucesso extremo na indrustria musical australiana, sendo a banda recordista de prêmios do ARIA Awards.

O sucesso inicial da banda aconteceu após a vitória da música Tomorrow em uma competição organizada pela rede de televisão local SBS. Logo a banda assinou contrato com a gravadora Murmur e conseguiu grande sucesso na Austrália e no mundo. Em 2003, após o lançamento do álbum Diorama a banda anunciou um hiatus e durante esse tempo os membros gravaram vários projetos paralelos como The Dissociatives, The Mess Hall, e Tambalane. Eventualmente, eles se reuniram em 2005 para os shows do Wave Aid, lançaram o álbum Young Modern em 2007 e tocaram na Across the Great Divide, tour com a banda Powderfinger.

A sonoriedade da banda evoluiu muito no decorrer da sua carreira, com cada albúm tendo um gênero diferente em vez de crescer musicalmente em um único gênero, do post-grunge no seu albúm de estréia para o mais recente pop instrumental progressivo. O estilo de voz e de composição de Daniel Johns notavelmente melhorou firmemente enquanto que a banda desenvolveu um aumento na complexidade dos trabalhos mais recentes. Silverchair já vendeu mais de 6 milhões de albúns até hoje.

Em 1992, os colegas de turma do ensino fundamental, Daniel Johns e Ben Gillies começaram a tocar juntos. Quando entraram para a Newcastle High School, os colegas de turma Chris Joannou e Tobin Finnane entraram para a banda como baixista e guitarrista, respectivamente. O quarteto formou a banda "Innocent Criminals", que tocava versões de bandas como Midnight Oil, Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath e Nirvana. Mais tarde, Tobin Finnane mudou-se para Inglaterra por causa do trabalho de seu pai. Restaram apenas três integrantes, Daniel Johns (vocal e guitarra), Ben Gillies (bateria) e Chris Joannou (baixo), que continuaram a tocar nos intervalos entre as aulas em sua própria escola. Com o tempo, Daniel começou a compor suas próprias canções. Depois de chamarem a atenção do jornal local Newcastle Mercury, a banda passou a ter mais tempo e um local próprio para ensaios.

Eles passaram a fazer alguns concertos na região de Hunter Valley, mas não foram muito bem sucedidos na competição Youthrock em 1994, destinada a bandas escolares. A banda deslanchou em 1994, após vencer uma competição nacional chamada Pick Me, realizada pelo programa de televisão Nomad da rede SBS e pela rádio alternativa Triple J, com a canção Tomorrow. Por muitos anos, disseram que o nome Silverchair veio de um erro de escrita de Sliver Chair, retirado das canções Sliver do Nirvana e Berlin Chair do You Am I, mas em 2007 assumiram em uma entrevista a versão oficial: o nome vem da obra de C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata (The Chronicles Of Narnia: The Silver Chair).

A popularidade da banda os rendeu um contrato para a gravação de três álbuns com a Sony Music, e sua gravação do Triple J foi lançada em Agosto de 1994. O single permaneceu no topo da parada da ARIA por seis semanas. Em 1995, uma versão regravada de Tomorrow (e um novo vídeo) foi lançada para o mercado norte-americano, tornando-se a canção mais tocada nas rádios do país naquele ano. O primeiro álbum do Silverchair, Frogstomp, foi gravado em apenas nove dias e lançado em 1995. Todos os integrantes da banda tinham apenas quinze anos e ainda estavam no segundo grau. Todas as letras foram baseadas em fatos fictícios, tendo como inspiração programas televisivos, tragédias locais e percepções de problemas dos amigos. O álbum foi bem recebido; as revistas Allmusic e Rolling Stone deram-no de 4 a 4,5 estrelas respectivamente, devido a intensidade do mesmo, especialmente do hit Tomorrow. Atingido o primeiro lugar na Austrália e na Nova Zelândia, Frogstomp ficou entre os 10 maiores do Billboard 200. O álbum vendeu mais de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo. Como Frogstomp e Tomorrow continuaram a ganhar popularidade ao longo do ano, a banda entrou em turnê com Red Hot Chili Peppers e tocaram no teto do Radio City Music Hall, enquanto ainda continuavam a estudar em Newcastle. Num caso de assassinato em janeiro de 1996, o advogado de defesa de Brian Bassett, dezesseis anos, e Nicholaus McDonald, dezoito, afirmou que a canção Israel's Son, de Frogstomp, foi a grande inspiradora dos assassinatos dos pais de Bassett. A banda declarou que eles nunca aprovariam tais atos de violência, e o caso de defesa foi negado.

Ainda sob efeito do sucesso de Frogstomp na Austrália e nos Estados Unidos, o Silverchair começou a gravar seu segundo álbum, Freak Show em 1997. O album conseguiu colocar três singles nas 10 mais da Austrália - Freak, Abuse Me e Cemetery. O quarto single, The Door, ficou em #25. As canções tratavam da raiva e do recuo que as expectativas do álbum Frogstomp recaíram sobre a banda Frogstomp recebeu disco de ouro nos EUA, e vendeu cerca de 1,5 milhões de cópias.

Depois de se formar na escola, a banda pode dedicar mais tempo à criação do próximo álbum, Neon Ballroom, em 1999. A princípio, a banda tinha decidido tirar férias por doze meses, mas mudaram de ideia e decidiram dedicar seu tempo fazendo música. Neon Ballroom resultou em quatro singles; Anthem for the Year 2000, Ana's Song (Open Fire), Miss You Love e Paint Pastel Princess, três dos quais atingiram as 50 mais do ARIA Charts.

Tanto Freak Show quanto Neon Ballroom lideraram a parada da ARIA, fazendo deles o segundo e terceiro álbuns da banda, respectivamente, a conseguirem tal façanha. Os álbuns venderam bem no exterior; Freak Show atingiu o #2 no Canadá e Neon Ballroom, o #5. Freak, Abuse Me e Cemetery ficaram entre as 10 mais na Austrália, e Abuse Me conseguiu o #4 no Hot Modern Rock Tracks e Hot Mainstream Rock Tracks charts. Anthem for the Year 2000 foi o single mais bem sucedido de Neon Ballroom, ficando em #3, enquanto Ana's Song (Open Fire) conseguiu o #12 no Hot Modern Rock Tracks.

Em 1999, Daniel Johns anunciou que havia desenvolvido uma disfunção alimentar devido à ansiedade. Johns disse que a letra da canção Ana's Song (Open Fire) tratava dessa desordem, onde ele dizia "comer o que precisava … para continuar vivo". Johns depois revelou que ele tinha escrito Neon Ballroom enquanto estava sofrendo da tal desordem, e que odiava música enquanto isso, mas sentiu que tinha que compor de qualquer forma.

O grupo saiu em uma grande turnê mundial, levando o álbum Neon Ballroom a um sucesso maior do que tinham conseguido com Freak Show. A jornalista Neva Chonin da revista Rolling Stone atribuiu tal sucesso ao som mais maduro do álbum. Na Europa e América do Sul, esse álbum tornou-se o mais famoso da banda até então, levando a banda a festivais em Reading e Edgefest, entre outros. A única performance ao vivo de Silverchair em 2000 foi no Falls Festival em 31 de Dezembro. Em 21 de Janeiro de 2001, a banda tocou para cerca de 250 mil pessoas no Rock in Rio, um concerto que eles mesmos descreveram como sendo o ápice de suas carreiras. Após a turnê, a banda anunciou que tiraria uma folga de doze meses.

Após o lançamento de Neon Ballroom, o contrato de três álbuns com a Sony Music havia terminado. A banda foi contactada por várias gravadoras durante seu tempo longe dos holofotes. Ao final desse período, eles anunciaram que assinariam contrato com a Atlantic Records para as Américas do Sul e do Norte, bem como lançariam seu próprio selo, Eleven: A Music Company, para Austrália e Ásia. Após o anúncio, a Sony lançou The Best Of - Volume One sem o consentimento da banda.

Em junho de 2001, o Silverchair entrou em estúdio em Sydney com o produtor David Bottrill (da banda Tool, Peter Gabriel e King Crimson) para começar a trabalhar em seu quarto álbum, Diorama. Dessa vez, Daniel Johns assumiu formalmente o papel de co-produtor. O álbum, o qual Johns descreveu como "um mundo dentro de um mundo", surgiu de seu novo método de compor maior parte das músicas no piano, uma técnica que ele desenvolveu durante o período em que a banda estava separada. Para completar sua visão de Diorama, vários outros músicos foram convidados para contribuir com o álbum, incluindo Van Dyke Parks, o qual contribuiu com arranjos orquestrais em Tuna in the Brine, Luv Your Life e Across the Night. Paul Mac, Jim Moginie e Yon Garfias também colaboraram com a banda. Enquanto gravava Diorama, Johns se intitulou um "artista", mais do que simplesmente um integrante de uma "banda de rock". Quando o álbum foi lançado, os críticos comentaram que o mesmo era mais artístico que os anteriores.

O primeiro single de Diorama, The Greatest View foi lançado na Austrália no início de Dezembro para coincidir com a aparição da banda na turnê Big Day Out. Durante a turnê, a artrite reativa de Daniel Johns tornou-se um problema, dificultando com o que o mesmo tocasse guitarra.

Diorama atingiu o topo da parada da ARIA, e passou cinquenta semanas entre as 50 mais. Cinco compactos foram lançados; The Greatest View, Without You, Luv Your Life, Across the Night e After All These Years. Desses, The Greatest View foi o mais famoso, atingindo o #3 da ARIA. O álbum foi um sucesso no ARIA Awards de 2002, ganhando cinco prêmios, incluindo Melhor Álbum de Rock e Melhor Grupo. A banda tocou The Greatest View na cerimônia, e a canção havia sido nomeada para Melhor Vídeo. O álbum, e seus singles, foram indicados em vários prêmios no 2003.Após a premiação ARIA Awards em 2002, a banda anunciou que iria dar um tempo. Johns disse que era necessário "já que a banda existia há uma década e ainda que tinham, em média, apenas 23 anos de idade".

Em 2000, enquanto estava no Silverchair, Johns e Paul Mac lançaram na Internet o EP I Can't Believe It's Not Rock. Após ter dado tempo da banda, os dois formaram a banda The Dissociatives, lançando o álbum homônimo em 2004. Johns também colaborou com a então esposa Natalie Imbruglia em seu álbum Counting Down the Days, lançado em Abril de 2005. Enquanto isso, Joannou trabalhou no projeto paralelo The Mess Hall, produzindo o segundo álbum deles, Feeling Sideways. O álbum foi indicado para o ARIA Award como Melhor Álbum Independente em 2003. Gillies também trabalhou em um projeto paralelo; lançando um álbum homônimo com a banda Tambalane, e saindo em turnê na Austrália.

Após o desatre da tsunami no final de 2004, o Silverchair se reuniu em um concerto beneficente no Wave Aid em Sydney em 2005, com o intuito de arrecadar fundos para ajudar organizações que trabalhavam nas áreas afetadas pelo desastre. Ao mesmo tempo, a banda decidiu se reunir novamente. Como reflexo da ocasião, Gillies resumiu a uma "química" especial entre os membros da banda, dizendo ao The Sydney Morning Herald "Nos levou apenas quinze anos, mas recentemente nos demos conta de que temos algo especial e de que deveríamos apostar nisso.'"

Após a apresentação no Wave Aid, o Silverchair reuniu-se e começou a compor o próximo álbum. Em 2006, Young Modern teve uma demo gravada em Hunter Valley e gravado nos Estúdios Seeny Underbelly em Los Angeles com o produtor Nick Launay. Van Dyke Parks trabalhou novamente com a banda, que viajou para Praga para gravar com a Orquestra Filarmônica Tcheca. A banda produziu seu álbum independentemente, para diminuir as pressões enfrentadas anteriormente quando trabalhavam com uma gravadora.

A banda entrou em turnê extensivamente antes de lançar o álbum, apresentando-se em Homebake e outros inúmeros concertos. Eles fizeram uma versão do Midnight Oil, Don't Wanna Be the One, no ARIA Awards de 2006 como parte da iniciação do Midnight Oil ao Hall da Fama do ARIA. Durante o concerto, Daniel pintou com spray PG4PM (Peter Garrett para Primeiro Ministro) na parede do palco, homenageando o líder da banda Midnight Oil, agora um Membro Federal do Parlamento e Ministro do Meio Ambiente e Artes. Em 12 de Junho de 2007, o Silverchair e o grupo Powderfinger anunciaram a turnê Across the Great Divide. A turnê objetivava promover os esforços da Reconciliation Australia em diminiur a diferença de dezessete anos da expectativa de vida entre crianças aborígenes e não-aborígenes.

O álbum foi lançado em 2007, bem como o primeiro single, Straight Lines. Reflections of a Sound, If You Keep Losing Sleep e Mind Reader foram lançados subseqüentemente. Young Modern tornou-se o quinto álbum do Silverchair a chegar a primeiro lugar nas listas da ARIA. O álbum e a canção Straight Lines ganharam, cada, três prêmios no ARIA Awards de 2007, resultando num total de vinte e um prêmios para a banda .O Silverchair ganhou três APRA Awards pela canção Straight Lines, incluindo Compositor do Ano, a qual Johns recebeu pela terceira vez em sua carreira.

De acordo com o site oficial da banda, em 2009, a banda começou a trabalhar no sucessor do Young Modern, tendo passado três semanas gravando material novo na Austrália. Duas novas músicas, chamadas 16 e Machina Collecta foram apresentadas no festival Groovin the Moo e estarão no novo álbum, que como não tem um nome oficial, tem sido chamado de "Album #6" ("Álbum N°6").