ROGER WATERS

ROGER WATERS

George Roger Waters nasceu em 6 de setembro de 1943 em Great Bookham, Surrey, cidade ao sul de Londres. Um fato muito importante para o que Roger Waters produziria em sua carreira foi a morte de seu pai, Eric Fletcher Waters, na guerra, durante a invasão britânica de Anzio, na Itália, pois o tema de guerra e perda de seu pai pode ser presenciado muitas vezes em suas composições.

Waters começou tocando Rhythm & Blues em 1965 com um grupo chamado The Abdabs. The Abdabs se dissolveu e Waters se juntou a Syd Barrett para juntos formarem a banda chamada The Pink Floyd Sound no final do ano de 1965, mas que logo em seguida se tornou The Pink Floyd.

Eles começaram a chamar a atenção em 1966 quando eram considerados a "a banda da casa" do clube UFO, que na época era muito conhecido nas noites londrinas, e também nesta época começaram a compor suas próprias letras. O auge do Pink Floyd foi o lançamento do LP “The Dark Side Of The Moon”, e isto de alguma maneira desestimulou os integrantes do grupo, o que levou Waters a compor "Wish You Were Here".

O álbum de mesmo nome foi lançado em 75, e esta canção realmente se referia à ausência de Syd Barrett na banda, devido aos seus problemas com drogas.

O álbum "Animals" foi lançado no começo de 1977 e, em seguida iniciou-se a turnê "In the Flesh". Waters não gostava de fazer mega shows em estádios por pura ganância e a turnê seguiu até um dia quando Waters chegou a desprezar e discutir com um fã em pleno show. E foi durante a turnê "In the Flesh" que Waters escreveu "The Wall" e "The Pros and Cons of Hitch Hiking", este último sendo escolhido por ele mesmo e pela banda para ser uma iniciativa solo, por ter sido considerado muito pessoal.

A turnê de The Wall podia ser considerada como mega espetáculos, pois os shows compunham de um grande muro sendo erguido no palco entre a banda e o público e no final do show ele era completamente derrubado, a idéia foi de Waters, e todos os integrantes concordaram.

O último álbum do Pink Floyd com Waters foi o The Final Cut, lançado em 1983. Neste álbum predominou os sentimentos de Waters, deixando meio de lado o que fez o Pink Floyd chegar ao auge que era a priorização da melodia. As diferenças artísticas e pessoais entre Waters e Gilmour se tornaram muito grandes, em 1985 o Pink Floyd acaba (eles voltariam alguns anos depois mas sem Waters).

Roger Waters Solo

Antes de Roger Waters se separar do Pink Floyd, ele já lançava seu primeiro álbum solo, "The Pros And Cons Of Hitch Hiking" em 1984. Este álbum teve a participação especial de Eric Clapton. A turnê não foi tão bem sucedida e vários shows foram cancelados. O álbum fala sobre sonhos e medos. Waters após ter lançado o Pros And Cons, lança-se na trilha sonora para o filme "When The Wind Blows".

Em 1987, Waters lança o álbum "Radio K.A.O.S." que fala sobre o teatro e a encenação da política moderna. Em 1990, após a queda do muro de Berlim, Waters realiza o "mega-show-evento" "The Wall - Live Berlin". Toda a renda do show e de cds vendidos, até hoje, são direcionados ao "The Memorial Fund For Disaster Relief", que ajuda vítimas da guerra.

Em 1992, Waters lançou o seu álbum "Amused To Death". O álbum lembra muito o Pink Floyd antigo na qualidade das letras e melodias. O tema do álbum são os problemas da atualidade política e como ele mesmo diz nas músicas, nos divertimos até a morte, nos divertimos gastando os recursos do planeta.

Não mencionado aqui, mas oficial de Waters juntamente com Ron Geesin em 1970, o álbum "Music from the Body", mostra sons emitidos pelo corpo humano.

E finalmente seu último álbum lançado em dezembro de 2000, "In The Flesh", é um álbum ao vivo, duplo, com uma set-list da época do Pink Floyd e também da época solo dele, contém uma faixa inédita, "Each Small Candle". Fãs do Pink Floyd e do Waters irão gostar deste álbum, pois possui a emoção que o Pink Floyd transmitia na época de Waters.