RICKY MARTIN

RICKY MARTIN

Enrique Martín Morales (Hato Rey, San Juan, Porto Rico - 24 de dezembro de 1971) conhecido mundialmente como Ricky Martin, é cantor e ator porto-riquenho premiado com Grammys numerosos, American Music Awards, Billboard Awards. Estrela definitiva do pop mundial e querido como Rei do Pop Latino com discografia que somam a impressionante quantia de mais de 60 milhões de álbuns e mais de dez milhões de singles vendidos no mundo. Prêmios, sucesso, semanas a fio no topo das paradas musicais do mundo e turnês lotadas pelo mundo afora, Ricky Martin começou no grupo musical Menudos e hoje já tem atenção por seus papeis na Broadway com os musicias "Le Miserábles" e "EVITA"

Ricky é pai de dois meninos, Vallentino e Matteo e presidente e Embaixador da Boa Vontade da UNICEF.

Seus pais, Nereida Morales e Enrique Martin Negroni se separaram quando tinha apenas dois anos de idade. Possui 5 irmãos; Fernando e Angel (por parte de mãe) Eric, Vanessa e o Daniel (por parte de pai). Com alguns meses de vida, ganhou um concurso de bebê mais lindo.

Iniciou a carreira artística aos 6 anos de idade, quando começou a trabalhar como modelo infantil, além de atuar em peças de teatro, comerciais de TV e cantar em coro de igreja. O sucesso chegou em 1984, quando conseguiu entrar para o grupo Menudo, depois de duas tentativas fracassadas.

Em 1985, o grupo fez um show no Estádio do Morumbi, em São Paulo, para 120 mil pessoas. Em 1989, Ricky decidiu estudar em Nova York e abandonou o Menudo. Depois foi para o México, onde trabalhou como ator e cantor na novela “Alcanzar Una Estrella”, no musical “Mamá Ama El Rock” e no filme “Alcanzar Una Estrella II”. Aos 19 anos, em 1991, lançou seu primeiro CD solo, Ricky Martin, e mudou-se para os Estados Unidos. Com várias baladas românticas e músicas que não agradaram o público, o disco não fez sucesso.

Em 1993, lançou o segundo álbum “Me Amaras” e conseguiu destaque no México, onde iniciou sua carreira solo. O sucesso nos países latinos chegou em 1996, com a música “Maria”, de seu terceiro disco “A Medio Vivir”. A música foi tema da novela “Salsa e Merengue” e o disco vendeu mais de 600 mil cópias no Brasil. O sucesso fez com que, em 1997, o cantor gravasse a canção tema do filme Hércules, da Disney. No ano seguinte, foi convidado para ser o intérprete do tema Oficial da Copa do Mundo da França, “La Copa de La Vida”.

Em 1999, lançou seu álbum de maior sucesso, com o hit "Livin' la Vida Loca". Que foi um sucesso mundial, e sua turnê incluiu Ásia, Europa, EUA e América Latina.

Em 2006, lançou seu mais recente álbum, "MTV Unplugged".

Em 2007, realizou um concerto em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, para cerca de 13000 pessoas, no âmbito da sua turnê "Blanco y negro". Falou, por diversas vezes, ao público fluentemente em Português, manifestando a sua satisfação por se encontrar naquela cidade e deixando várias mensagens apelando à paz no mundo e à união dos povos.

No fim da turnê "Blanco y Negro" lançou um DVD com uma concerto da mesma gravado na sua cidade natal Puerto Rico.

Em finais de 2008 lança o seu mais recente cd, chamado 17,que é uma colectanea dos seus grandes exitos dos seus 17 anos de carreira.

Este CD inclui 17 musicas, dos singles mais conhecidos como "Maria","Vuelve","Fuego de noche nieve de dia","Jaleo","Living la vida loca"..entre outros, Tambem tem um Dvd com varios videos da sua carreira e uma entrevista exclusiva.

Em 29 de março, ele revelou em seu site oficial que é homossexual com isso e desde que ele escreveu no seu livro sobre sua vida pessoal, sua felicidade aumentou, em um ambiente mais aberto e não mais fechado contra qualquer injustiça.