RICK & RENNER

RICK & RENNER

E lá se vão dez anos da estréia de Rick & Renner nas paradas de sucesso de todo o país. Quem ouvir/assistir a este CD/DVD acústico, porém, logo vai perceber a diferença que fazem os quase dez anos de carreira da dupla antes de alcançar o sonhado estrelato, quando se apresentavam em casas noturnas do Distrito Federal.

A história da dupla é no mínimo curiosa. Natural do atual estado de Tocantins, Geraldo Antônio de Carvalho, o Rick, começou a cantar em família, chegando a formar um duo com sua irmã. Seu parceiro seguinte foi Rey. Nesta época, o brasiliense Ivair dos Reis Gonçalves, que também já tocava em barzinhos da cidade, foi ouvido por Rick pela primeira vez através do telefone e, tempos depois, foi convidado a fazer uma participação no show da dupla Rick e Rey. Mas o carro de Rey quebrou e ele acabou perdendo o bonde, sendo substituído por Ivair, que passou a assinar Renner.

O primeiro CD de Rick & Renner data de 1992 nesta mesma Continental. Com o apoio de Zezé di Camargo, que os ouvira tocando em Brasília, foram apresentados ao produtor Manoel Nenzinho Pinto, o mesmo de Daniel e de quase todos os discos de Rick & Renner. A única exceção é o segundo álbum, que foi produzido por outro mestre, Eduardo Lages, que neste projeto toca piano em todas as faixas.

Se no primeiro convite para se apresentarem fora do Planalto Central não tinham sequer uma banda para acompanhá-los, Rick & Renner hoje contam com músicos de primeiro time, que encararam com prazer o desafio de gravar este CD em estúdio, como se fosse ao vivo. Além de Eduardo Lages, participaram deste projeto Albino Infantozzi (bateria), Laércio da Costa (percussão), Pinóchio (acordeon), Pedro Ivo Lunardi (contra-baixo), Jota Rezende (teclados) e Paulinho Ferreira, Márcio Alencar e Ivan Myazato (violões). O coro, formado por Angela, Ringo e Silvinha, presente desde o primeiro álbum da dupla, não poderia faltar.

Outra curiosidade envolvendo a dupla é o fato de inicialmente Renner fazer a primeira voz e Rick, a segunda. Mas isso foi apenas no começo. Com esta formação, este acústico registra apenas duas canções: “Vou ganhar você” (Peninha) e “Aqueles olhos” (César Augusto / Elias Muniz), esta última somente no DVD. Esta questão, aliás, é muito bem resolvida pelos dois. Afinal, como constata Rick: “O Renner é uma segunda voz de primeira!”

Em um trabalho que reúne seus maiores sucessos, a música de trabalho não poderia ser outra senão “Ela é demais” (Elias Muniz). Foi ela que projetou Rick & Renner para todo o Brasil e até hoje, em seus shows, eles ouvem os pedidos de “toca a ‘Feiticeira’”, como ficou conhecida. No CD, entram duas versões desta canção: uma de estúdio e uma faixa-bônus, com público. Outras diferenças entre o repertório do CD e do DVD são as faixas “Aqueles olhos” (César Augusto/Elias Muniz), “O amor e eu” (Tivas/Zequinha Rodrigues), “Paixão de peão” (Rick/Marcos Lima) e “Eu sem você” (Rick), que só aparecem no formato DVD.

Por falar em repertório, este CD/DVD é essencialmente romântico, a começar por “Só pensando em você” (Lia Soares), passando por “A força do amor” (Cleberson Horsth/Ronaldo Bastos) e “Baby” (Rick/Alexandre/Elias Muniz), até chegar a “Instante mágico” (Tivas/Rocky). Mesmo faixas mais dançantes como “Fim de semana” (Ivar David Costa/Reny de Oliveira) e “Nos bares da cidade” (Rick) têm como tema central o amor – o sentimento está sempre presente em todas as suas formas. Um dos momentos mais emocionantes é a gravação de “Filha”, música que Rick compôs para homenagear os 15 anos de sua cria.

A presença de Deus no trabalho de Rick & Renner pode ser sentida, em especial no DVD. Sempre com um terço na mão, Rick fala de sua fé em Deus e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que aparece na tela mais de uma vez, confirma a devoção dos dois.

Mas não há milagre nenhum no sucesso desta dupla. Como Renner gosta de lembrar, a música sertaneja é simples, fala direto ao coração das pessoas, sem rodeios. Usando de muita sinceridade e abusando da verdade, uma coisa é certa: Rick & Renner são sertanejos a vera!!!

Além das imagens da gravação em estúdio, o DVD contém extras como fotos inéditas, making of, entrevista com a dupla e o videoclipe do sucesso “Só Pensando em você”. São 17 faixas no CD e 19 no DVD – um prato cheio para os fãs da dupla. É um verdadeiro presente de 10 anos de carreira!