REBA MCENTIRE

REBA MCENTIRE

Reba McEntire Nell (nascida em 28 de março de 1955) é uma consagrada cantora de música country e atriz. Ela começou sua carreira na indústria da música e a cantar na banda Kiowa High School ainda estudando no ensino médio, na rádio de sua cidade e em rodeios se apresentava com seus irmãos. Enquanto no segundo ano da faculdade, ela cantou o Hino Nacional no Rodeio Nacional em Oklahoma City e chamou a atenção da artista country Red Steagall. Ela a trouxe para Nashville, Tennessee, onde ela assinou um contrato com a Mercury Records. Ela lançou seu primeiro álbum solo em 1977 e lançou cinco álbuns de estúdio adicionais sob o rótulo até 1983.
Assinou contrato com a MCA Nashville Records, e a partir daí McEntire assumiu o controle criativo sobre seu álbum segundo álbum, My Kind of Country (1984), que teve um som mais country tradicional e produziu dois singles número um: "How Blue" e "Somebody Should Leave". O álbum lhe trouxe o sucesso, trazendo-lhe uma série de álbuns de sucesso e singles número um na década de 1980 e 1990. McEntire desde então, lançou 26 álbuns de estúdio, adquiriu 35 singles número um, e 28 álbuns (incluindo compilações) foram disco de ouro, platina ou multi-platina em vendas pela Recording Industry Association of America. Ela tem sido apelidada de várias vezes como "A Rainha do Country", tendo vendido mais de 60 milhões de discos em todo o mundo. Ela é a segunda cantora country que mais vendeu em todos os tempos, atrás apenas de Shania Twain.
No início de 1990, McEntire ramificou para o cinema. Ela já estrelou na Broadway revival de Annie Get Your Gun e estrelou seu próprio seriado de televisão, Reba (2001-2007) para o qual ela foi nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Performance de uma Atriz em Série de Televisão-Musical ou Comédia.