PROPAGANDA

PROPAGANDA

Propaganda foi uma banda que surgiu em Dusseldorf, Alemanha, formada em 1982 por Ralf Dörper, Andreas Thein e Suzanne Freytag, pertencente ao movimento chamado "Synthpop" (caracterizado pelo uso de sintetizadores). O trio gravou algumas demos para uma distribuição futura. Posteriormente Michael Mertens e Claudia Brücken entraram no grupo.

A música de maior sucesso até hoje é Duel. O álbum em que ele foi lançado, A Secret Wish, recebeu boas críticas e um inesperado sucesso comercial.

Problemas com a gravadora do grupo, como a compilação de músicas sem autorização dos membros e o não-pagamento dos direitos autorais, levaram os membros do grupo a recebem seus direitos apenas em 2000, quando cada integrante recebeu um montante de £182, sendo que a gravadora havia angariado mais de £500.000 15 anos após o lançamento do álbum.

Claudia Brücken deixou a banda, seguiu carreira solo e posteriormente se casou com Paul Morley. Ela também acabou assinando um novo contrato com a mesma gravadora que lesou a sua antiga banda.

Em 1990, Michael Mertens voltou com uma banda renovada, incluindo os vocais de Betsi Miller e participação de membros do Simple Minds, Derek Forbes e Brian McGee. Como resultado, o álbum "1234", no qual Suzanne Freytag e Ralf Dörper têm participação em algumas músicas.

Em 1998, Claudia Brücken, Suzanne Freytag e Michael Mertens se reuniram e começaram a trabalhar num novo álbum para o Propaganda. Chegaram a gravar um videoclipe em Dezembro daquele ano em Marrocos, e que foi disponibilizado apenas pelo site oficial da banda em torno do ano 2000. Em 2002, Claudia Brücken disse: "Valeu a pena pela tentativa, mas o trabalho não deu certo".

Cada um dos membros passou a definitivamente a seguir por caminhos diferentes, exceto pela dupla Suzanne Freytag e Michael Mertens, que começaram em 2005 a trabalhar num novo material independente na Alemanha.