PHENOMENA

PHENOMENA

O projeto Phenomena, foi organizado pelo produtor Tom Galley em 1985. Galley possuia várias idéias musicais e a intenção de formar um supergrupo de músicos e artistas do "Heavy Metal". Inicialmente, o projeto queria incluir todos do ramo metal, porém isso não foi possível devido a recusa de alguns ou falta de tempo de outros.

O álbum de maior sucesso da banda, foi Phenomena II - Dream Runner em 1988. Ele possui a presença de grandes nomes nos vocais como o saudoso Ray Gillen (ex Badlands, Black Sabbath), Glenn Hughes (Ex Deep Purple, Black Sabbath), John Wetton (ex King Crimson, Asia) e Max Bacon (Ex Bronz, GTR).

Discografia
Ano Álbum
1985 Phenomena
1988 Phenomena II - Dream Runner
1993 Phenomena III - Inervision
1996 Project X 1985-1996 (Greatest Hits)
2006 Psychofantasy

Curiosidades

* Na coletânea "Classic Metal" lançado pela Somlivre um dos grandes sucessos da banda, a música, “Did It All For Love” não está em sua versão original. É um "cover" (razoavelmente fiel, por sinal) gravado por uma banda fictícia chamada "Troller".

* O álbum "Project X 1985-1996 (1996) (Greatest Hits)" Inclui uma versão remix extendedida excelente da música citada acima.

* Devido ao grande sucesso do álbum "Phenomena II - Dream Runner", muitas pessoas acham que o verdadeiro nome da banda é Phenomena II e não Phenomena.