NICKY JAM

NICKY JAM

Nick Rivera Caminero (17 de março de 1981, Boston, Massachusetts), mais conhecido como Nicky Jam, é um cantor e compositor de reggaeton estadunidense. Desde muito jovem começou a cantar rap. Quando Jam tinha dez anos, seu pai decidiu mudar com sua família para a cidade de Cataño, em Puerto Rico. Jam, para ajudar sua família, começou a trabalhar em um supermercado como empacotador.

Aos onze anos, ele chamou a atenção da esposa de um diretor executivo de uma gravadora independente de Puerto Rico após cantar alguns versos enquanto trabalhava. Ela então o levou para seu marido; Jam cantou para o diretor e ele ficou encantado. Um contrato de gravação foi assinado e a gravadora lançou seu primeiro álbum de estúdio, "...Distinto A Los Demás", que misturou os gêneros de rap e reggae. O álbum não foi bem sucedido, entretanto, chamou a atenção de vários DJs e produtores que ficaram interessados em trabalhar com ele.

Em meados dos anos 1990 ele conheceu Daddy Yankee, com quem formou uma dupla. Eles criaram vários sucessos musicais, mas em 2004 se separaram devido a vários conflitos pessoais. No final dos anos 2000, a carreira musical de Jam sofreu um declínio, ele então decidiu se mudar para Medellin entre 2007 e 2010, a fim de lançar sua carreira novamente.

Em 2014 Jam começou a ganhar popularidade novamente em vários países da América Latina com seus singles "Travesuras" e "Voy a beber". Em 2015, junto com Enrique Iglesias, lançou a faixa "El perdón", que se tornou um sucesso na América e em vários países europeus, como Espanha, Alemanha, França, Portugal, Suíça, entre outros. "El perdón" ganhou o prêmio de melhor performance urbana no Grammy Latino de 2015, os prêmio de gravação do ano e colaboração favorita no Latin American Music Awards e o prêmio de melhor música latina no Billboard Music Awards 2016.