NANA MOUSKOURI

NANA MOUSKOURI

Cantora grega nascida em 1934, freqüentou o Conservatório de Música de Atenas durante 8 anos mas desistiu do canto lírico pelo grande amor que sentia pela música popular. Iniciou a sua carreira cantando jazz em pequenos clubes noturnos de Atenas, gravou seu primeiro álbum em 1958 e foi rapidamente descoberta por Manos Hadjidakis (o maior compositor da Grécia e um dos maiores do século XX) quem compus as músicas com as quais Nana ganhou os primeiros festivais europeus e que abriram as portas para a sua carreira internacional.
Nana é fiel só ao seu amor pela música, não a um estilo específico. O seu repertório inclui uma variedade impressionante de músicas, idiomas e estilos que vão desde a opera até o rock, passando pela música tradicional européia (grega,francesa, italiana, holandesa, britânica, etc), country, gospel, pop em vários idiomas, latina, folclore de vários países do mundo, bossa nova, samba e muitos, muitos outros estilos.
Nana se destaca também por falar fluentemente sete idiomas e ter gravado músicas em mais de uma dezena de idiomas; mesmo assim, a cantora afirma que a música é a linguagem universal, que não conhece idiomas, religiões, raças ou barreiras de nenhuma espécie.
Hoje em dia, após mais de 40 anos de carreira, Nana Mouskouri é a cantora (mulher) que vendeu mais discos na história da música; que tem recebido o maior número de discos de ouro, platina e diamante; que tem o maior número de discos gravados e provavelmente a que tem feito o maior número de turnês.