MUSE

MUSE

Muse é uma banda britânica de alternative rock (de Teignmouth, UK). Os membros são Matthew Bellamy (vocal, guitarra, piano - filho de George Bellamy, do The Tornados), Christopher Wolstenholme (baixo) e Dominic Howard (bateria).

A banda lançou sete álbuns de estúdio. O primeiro foi Showbiz, de 1999, seguido de Origin of Symmetry em 2001, Absolution em 2003, Black Holes and Revelations em 2006, The Resistance no final de 2009, The 2nd Law em outubro de 2012 e o mais recente, Drones, em junho de 2015.

A banda foi formada no início dos anos 90, em 1994, na escola, e em 1999 lançaram o álbum Showbiz.

O álbum foi bem recebido pelos críticos e os singles Muscle Museum e Unintended tiveram algum sucesso dentro e fora do Reino Unido. Imediatamente surgiram comparações a outro grupo britânico, o Radiohead, uma das influências da banda, naquela época. Segundo Matthew Bellamy, as influências são, entre muitos outros, Jeff Buckley, Queen e Rage Against the Machine.

Dois anos depois, lançaram o segundo álbum, Origin Of Symmetry, que teve um sucesso ainda maior que o seu antecessor e lançou o Muse numa turnê pelos quatro cantos do mundo. Plug In Baby conseguiu alcançar o 11º lugar nos tops britânicos, e New Born, o 12º. Em 2002, lançaram o DVD Hullabaloo - Live at Le Zenith, que registra um concerto inteiro gravado em Paris. Lançaram também um duplo CD com o nome Hullabaloo Soundtrack, com um CD tendo parte do concerto e outro uma coleção de b-sides.

Em Setembro de 2003, saiu o seu terceiro álbum de inéditas, entitulado Absolution. O álbum foi nº1 no Reino Unido e os singles Time Is Running Out (#8/UK) e Hysteria (#17/UK) foram sucessos imediatos, entrando para as playlists da maioria dos canais de música e rádios.

Black Holes and Revelations, foi lançado em Julho de 2006, e, assim como seu antecessor, estreou na primeira colocação nos tops britânicos. O primeiro single foi Supermassive Black Hole, que entrou no Top 5 do Reino Unido. Segundo Matthew, a música deveria ser engraçada, diferente de tudo já feito.

No dia 14 de Setembro de 2009, a banda lançou seu quinto álbum de estúdio, intitulado The Resistance. O disco incorpora vários estilos musicais diferentes e influências claras de grandes artistas como Queen, Frédéric Chopin, U2 etc. A música marcante deste CD é a sinfonia Exogenesis, obra de arte clássica do Muse, rotulada como “Monstro Sinfônico” pela banda antes mesmo do lançamento oficial. The Resistance alcançou o primeiro lugar nas vendas de CD's em 20 países, recebeu elogios de artistas consagrados, e foi o centro das atenções nas revistas e rádios Européias e Americanas. Os primeiros shows da banda depois do lançamento do The Resistance aconteceram nos dias 04/09 e 05/09, em Teignmouth, na Inglaterra. Shows muito especiais tanto para os integrantes, que tiveram a oportunidade de voltar à terra natal depois de anos, quanto para os fãs.

Como parte da finalização da turnê The Resistance, Muse voltou ao Brasil em 2011, como banda de abertura do U2. Foram realizados três shows no estádio do Morumbi, em São Paulo (09, 10 e 13 de Abril). Os shows solos não aconteceram, mas a banda diz que pretende voltar um dia ao país enchendo estádios sozinhos.

O álbum The 2nd Law, cujo título faz referência à segunda lei da termodinâmica, demonstra a evolução da banda mesmo que ela volte à sua sonoridade inicial de vez em quando. O primeiro single do disco, Survival, foi escolhido como música tema das Olimpíadas de Londres de 2012, tratando de temas como competição, resistência e, principalmente, vitória. Há pegadas de dubstep, o que preocupou os fãs num primeiro momento, graças a faixas como Unsustainable em que o estilo é predominante. No disco, há 2 faixas com o vocal sendo levado pelo baixista, Christopher Wolstenholme, Save Me e Liquid State. A turnê que promove o The 2nd Law começou em agosto de 2012 na Europa e conta com um dos palcos mais elaborados já criados pela banda.

Em 2015, a banda decidiu capturar a sonoridade de seus primeiros álbuns, e entrou em estúdio para lançar seu sétimo trabalho, Drones, um álbum conceitual co-produzido pela banda e por Robert "Mutt" Lange, lendário produtor do álbum Back in Black da banda australiana AC/DC.