MIAMI SOUND MACHINE

MIAMI SOUND MACHINE

Miami Sound Machine,era a banda onde Gloria Estefan participa como vocalista.
De família humilde, Gloria desde pequena sempre ajudou seus pais.
Era uma menina que amava de coração a música cubana e sempre ficava tocando com seu violão, músicas que sua avó ensinava. Com menos de dois anos sua familia teve que se mudar para Miami devido a razões políticas. Seu pai era guardacostas do ditador deposto por Fidel Castro, Fulgencio Batista. Seu pai acaba se tornando militar das forças armadas estadunidenses e vai para a Guerra do Vietnã logo após,
fato este que o deixa debilitado e ficando sob a guarda de sua filha Gloria.
Um tempo depois o pai falece e ela continua a enfrentar a vida com sua mãe
e sua irmã Rebeca.
Glória Estefan é considerada mezzosoprano e utiliza recursos como o falsete em suas performances (como pode se observar em Reach e Because you Love me de Celine Dion)
Gloria participava e colaborava com grupos estadunidenses que cantavam versões das músicas dos Beatles e dos Rolling Stones, mas foi na Universidade de Psicologia que na mesma sala conheceu seu atual esposo Emílio Estefan, que na época ja tinha um grupo musical chamado “Miami Latin Boys”.
Vendo Gloria cantar na Igreja, Emilio Estefan não hesitou em convidá-la para entrar no grupo, houve resistência no início por parte da cantora, mas acaba aceitando o convite e integrando a banda que muda de nome e passa a se chamar “Miami Sound Machine”. Emilio e Gloria com o passar do tempo começam a namorar e em 1978 se casam. Um ano antes, em 1977 o grupo passa a fazer shows e logo após é lançado o primeiro LP “Renacer”. Outros álbuns da banda se sucederam como “Miami Sound Machine” (1978), “Imported” (1979), “MSM Piano Album” (1980), “Otra vez”
(1981), “Rio” (1982) e “A toda máquina” (1983).
De 1977 a 1984 o grupo ja mesclava Pop, Rock e sons latinos com canções tanto em inglês como em castelhano e fazia excursões pela América Central e do Sul.
Foi nesta época que o Brasil recebeu a primeira visita de Gloria Estefan,
mas como turista e não em turnê com seu grupo.

Em 1980 nasce seu primeiro filho, Nayib Estefan e um ano depois a CBS
oferece um contrato para shows e lançamentos de álbuns
posteriores em toda América Latina.

1984 - 1989

Em 1984, é lançado “Eyes of Innocence”, o primeiro álbum da banda Miami Sound Machine, de que Gloria era a vocalista em inglês que repercutiu não só nos Estados Unidos, como também na Inglaterra e na Austrália na categoria “Hot Dance” com o single “Doctor Beat”. A partir daí iniciava-se a trajetória daquela que
viria a ser a rainha do Pop Latino.
Depois do relativo sucesso do primeiro álbum, é lançado em 1985 “Primitive Love” e o seu primeiro single de sucesso mundial “Conga”, além de outros megasucessos como “Words Get In The Way” e “Bad Boy”. Este álbum vendeu mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos e seu nome ficou presente no “Guiness Book of Records”, pois o single “Conga” foi a única canção na história a aparecer na Billboard nas paradadas de Pop, Latina, Soul e Dance ao mesmo tempo.
O álbum seguinte “Let It Loose” de 1987 foi outro grande exito do grupo que desde o álbum “Eyes of Innocence” chamava-se “Gloria Estefan and The Miami Sound Machine”. Vários singles fizeram deste álbum um dos mais vendidos de toda sua carreira como “Anything for You” que foi o primeiro single nº01 na categoria “Billboard Hot 100”,seguidos de “1-2-3”, “Rhythm is Gonna Get You” e “Can’t Stay Away From You”.
Depois do grande sucesso de “Let It Loose” seria dificil ultrapassar tamanho sucesso e reconhecimento com o álbum seguinte, mas em 1989 foi lançado “Cuts Both Away” que obteve sucesso igualável ao anterior com singles como “Don’t Wanna Lose You” seu segundo single nº01 na categoria “Billboard Hot 100”,seguidos de outros sucessos como “Here we Are”, “Get on Your Feet”, “Oye mi Canto [Spanish Version]” de grande sucesso na Europa, em especial Espanha e França e “Si voy a perderte” [Don’t wanna lose you] de grande sucesso na América Hispânica, além de “Se tenho que te perder” [Don’t wanna lose you] especialmente para o mercado brasileiro.