LOVE AND ROCKETS

LOVE AND ROCKETS

Love And Rockets era formado pelo guitarrista e vocalista Daniel Ash, pelo baixista e também vocalista David J e pelo baterista Kevin Haskins, todos ex-integrantes do Bauhaus, considerada uma das bandas pioneiras do gótico mundial. Entretanto, o grupo nunca fez algo parecido com o que havia sido lançado por sua antiga banda. O Love and Rockets, na verdade, sempre enfatizou a mistura entre a psicodelia e o glam rock, algo que já existia no Bauhaus, mas estava totalmente escondido entre as pesadas atmosferas criadas por aquela banda.

O som do Love and Rockets ainda adicionava elementos do pop, folk, R&B, além de letras extremamente críticas em relação ao que acontecia no mundo e na Inglaterra. Durante a década de 80, a banda conquistou um público pequeno mais fiel, que aumentou devido ao sucesso de So Alive, single lançado em 1989. Mas, durante a década seguinte, viu esse mesmo público debandar, ficando apenas com um número pequeno de fãs leais, que transformaram a banda em um sucesso cult.

Depois do fim do Bauhaus, David J chegou a gravar um disco solo, além de colaborar com a the Jazz Butcher. Já Daniel Ash se concentrava no projeto Tones on Tail, que contou com a participação de Kevin Haskins a partir de 1984, mesmo ano a banda lançou seu primeiro disco e encerrou as atividades. Neste meio tempo, Ash e Haskins tentavam reunir o Bauhaus, David J aceitou a volta, mas Peter Murphy, vocalista do grupo, recusou a idéia. Não querendo fazer uma reunião sem contar com todos os integrantes do Bauhaus, o trio resolveu criar uma nova banda, o Love and Rockets, cujo nome foi tirado de uma história em quadrinhos underground, criada por Jaime e Gilbert Hernandez.

Lançam seu primeiro álbum, Seventh Dream of Teenage Heaven, em 1985. O disco recebe várias críticas positivas e outras tantas negativas. Seu sucessos, Express, ao contrário, é mais bem recebido pela imprensa e consegue entrar nas paradas inglesas e norte-americanas. Mas o sucesso só aparece de verdade com o álbum Earth Sun Moon, de 1987, que teve como hit alternativo a música No New Tale to Tell, uma das mais conhecidas da banda no Brasil. Com o caminho já traçado, o Love and Rockets lança, em 1989, o single So Alive, inspirado no T-Rex. A canção é um grande sucesso, chegando ao Top 20 das paradas e ganhando disco de ouro. Dois anos depois é a vez de Sweet F.A. chegar as lojas, o álbum é considerado tão fraco como o anterior. Outros dois anos e Lift é lançado, mas era tarde, o Love and Rockets parecia ter perdido a aura e com isso a falta de interesse do público pelo trabalho levou a banda ao seu fim.


Por Valdir Antonelli