LEONARDO

LEONARDO

Leonardo nasceu no dia 25 de julho de 1963, em Goianápolis, Goiás. Quarto filho de oito irmãos, Leonardo tinha como seu grande companheiro o irmão Leandro, dois anos mais velho.

Desde pequenos, os irmãos trabalhavam na lavoura de tomates para ajudar o pai, Avelino Virgulino da Costa, e sonhavam com uma vida melhor para a sua família. Foi na roça que Leandro e Leonardo começaram a se interessar pela música, inspirados pelo pai que estava sempre acompanhado de sua viola e tinha como repertório preferido as músicas de Chitãozinho & Xororó.

Início da Carreira
Alguns anos depois, Leandro passou a dedicar o seu tempo livre para a música e tornou-se integrante da banda Os Dominantes, onde tocava sucessos de Roberto Carlos e dos Beatles, enquanto Leonardo cantava apenas no trabalho. Os dois irmãos começaram a ensaiar juntos e decidiram se mudar para Goiânia para tentar a sorte no mercado musical.

Ao chegarem à capital, a dupla logo arranjou empregos para poderem se sustentar. Leandro trabalhava no mercado central e Leonardo em uma farmácia. Todo o tempo livre era dedicado aos ensaios. Tio Zé, irmão de Dona Carmem, mãe da dupla, viajou com os dois para Goiânia e ficou encarregado de agendar shows para a dupla, assim como o patrão de Leandro.

A princípio, as apresentações não eram lucrativas, porém a dupla não desistiu e seguiu se apresentando até conseguirem seu primeiro contrato para tocar em um lugar melhor por quatro salários mínimos. A partir desse momento a dupla passou a receber convites para tocar em cidades vizinhas e participar de programas de TV locais.

A primeira participação da dupla na TV foi no programa “Beira da Mata”, na TV Tocantins de Anápolis, Goiás. Assim, Leandro e Leonardo começaram a ficar mais conhecidos no interior de Goiás e Mato Grosso.

Em 1984 gravaram seu primeiro disco com recursos próprios. O álbum tinha como destaque a canção “Hoje Acordei Chorando” e era vendido nos bares em que a dupla se apresentava.

Sucesso nacional
O grande estouro da dupla aconteceu em 1989, ao lançarem a canção “Entre Tapas e Beijos”, que fazia parte do seu terceiro disco, “Leandro & Leonardo Vol. 3”. Em 1990, a dupla conquistou o Brasil com a música “Pense Em Mim”, que bateu todos os recordes de execução nas rádios nacionais.

Nesse mesmo ano, a turnê de lançamento do disco “Leandro & Leonardo Vol. 4” incluiu um show no Canecão, no Rio de Janeiro, onde tocariam pela primeira vez.

Todo esse sucesso chamou a atenção da TV Globo, que convidou a dupla para apresentar o programa “Leandro & Leonardo Especial”. Em apenas 12 anos de carreira, a dupla já tinha se tornado um dos maiores sucessos da música popular brasileira, acumulando mais de 20 milhões de discos vendidos.

Amigos
Em 1995, a dupla foi convidada para se a unir a Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano para apresentar o que se tornaria um dos programas de maior sucesso da TV Globo, o “Amigos”. Inicialmente o programa surgiu como um especial de fim de ano, porém, devido ao grande sucesso, a emissora passou a transmiti-lo semanalmente em sua grade.

O programa resultou na produção de quatro discos sob o nome “Amigos”, que tiveram milhões de cópias vendidas por todo o país.

Morte de Leandro e carreira solo
Em 1998, às vésperas do lançamento do disco “Um Sonhador”, Leandro começou a sentir-se mal devido a um tipo raro de câncer no pulmão. Pouco tempo depois, Leandro não resistiu à doença e faleceu no dia 23 de junho de 1998.

Leonardo, após receber o apoio de amigos, familiares e fãs, lançou seu primeiro disco solo em 1999, intitulado “Tempo”.

Em 2014, gravou o CD/DVD "Cabaré", projeto realizado ao lado do cantor Eduardo Costa. O sucesso de vendas foi tamanho que em 2016 a dupla gravou a segunda edição do projeto, "Cabaré Night Club".

Até hoje, Leonardo acumula 18 CDs e 4 DVDs lançados e já superou a marca de 30 milhões de cópias vendidas, concretizando o sonho de dar continuidade à carreira da dupla Leandro & Leonardo.