KUDAI

KUDAI

Kudai foi uma banda de música pop, rock e emocore formada em Santiago, Chile, em 2001, como uma proposta infantil chamada CIAO: El poder de los niños, e que até 2002 tinha a mesma formação: Pablo Holman, Tomás Manzi, Bárbara Sepúlveda e Nicole Natalino. Em 2004, mudaram o nome para Kudai, adotando um estilo direcionado ao público adolescente. Em 2006, Nicole saiu do grupo e foi substituída pela equatoriana Gabriela Villalba. A banda resolveu se separar em 2010, por motivos não divulgados à imprensa, e agora cada integrante está trabalhando em um projeto novo. O último material da banda foi o disco de greatest hits Grandes Éxitos e o single Nuestros Destinos.

O grupo foi extremamente popular entre adolescentes da América do Sul, América Central e México. Suas vendas chegam a aproximadamente 1 milhão de cópias em todo o mundo.

O primeiro álbum Vuelo, foi lançado em 2004, e ainda contava com os vocais de Nicole Natalino. Teve grandes hits, como Sin Despertar, Ya Nada Queda e Lejos de la Ciudad. O albúm teve grande sucesso comercial, com suas vendas chegando a 500 mil em todo o mundo e sendo certificado 3 vezes disco de platina no Chile e uma vez disco de platina no México. Sin Despertar foi o primeiro single, alcançando a 15ª posição na "Billboard Hot Latin Tracks" com a audiência de rádios da América do Sul e da Espanha. Devido ao sucesso, logo foram indicados ao "MTV Video Music Awards Latin America" de 2005, na categoria "Melhor Novo Artista" com o vídeo de Sin Despertar.

Em 2006, o novo álbum é lançado. Sobrevive chega ao mercado musical, procurando pelo sucesso do anterior. O último albúm que conta com os vocais de Nicole Natalino estreia em 1º lugar no Chile, como um dos mais vendidos daquele ano, e então foi percebido que era impossível pará-los. O primeiro single "Dejame Gritar" alcançou os primeiros lugares no Chile e na Argentina. O vídeo da música, que ainda conta com Nicole, também alcançou os primeiros lugares em vários programas da América Latina, entre eles o "MTV Latin America's TRL Los 10+ Pedidos".

Com a saída de Nicole Nataino, uma nova versão do albúm é lançada, agora com Gabriela Villalba ocupando os vocais. O álbum dispõe de mais hits: Llévame e Tú. Venceram os "MTV Video Music Awards Latin America" de 2007, nas categorias Melhor Artista Central e Melhor Artista Pop.

Para investir numa carreira internacional, Kudai deixa o Chile e vai para o México. Em outubro de 2007, o primeiro álbum ao vivo é lançado, En Vivo Desde Mexico.

Já em 2008, Nadha é lançado e certificado ouro por suas vendas. Foi o primeiro álbum do grupo a ser lançado nos Estados Unidos. Foi nominado a "Melhor Albúm Pop por um Grupo ou Dueto" no Grammy Latino. Desse álbum foram retirados os singles Lejos de Aquí, Nada Es Igual, Morir de Amor e Disfraz.

O grupo frequentemente se envolvia em causas sociais. No ano de 2008, gravaram com o grupo mexicano RBD e a artista solo mexicana Eiza González, a música Estar Bien (con Kudai y Eiza Gonzalez), que visava alertar sobre os riscos da obesidade, anorexia e bulimia. Também criaram uma campanha contra violência doméstica, cujo tema era a música Morir de Amor.