KRIS ALLEN

KRIS ALLEN

Kris Allen, de Conway, AR, é o ganhador da oitava temporada do programa musical American Idol.
Começou a tocar violão aos 13 anos. Em 2007 lançou um álbum independente intitulado "Brand New Shoes". Em 2009, após o American Idol, assinou contrato com a Jive Records/19 Entertainment e lançou em novembro seu álbum de estréia, auto intitulado "Kris Allen". Recentemente, lançou seu segundo álbum, "Thank You Camellia", e encontra-se em divulgação do single "The Vision of Love".

Kris foi eleito em 20 de Maio de 2009 o ganhador do programa em uma votação com mais de 100 milhões de votos e teve como Winner Single a música "No Boundaries", que chegou rapidamente ao topo de vendas do iTunes e estreiou em 11º lugar no Hot 100 da Billboard, parada na qual na mesma semana também alcançou a 16ª posição com sua versão de "Heartless" (originalmente de Kanye West).

Após o programa, Kris participou junto com outros participantes de uma turnê com 50 shows durante o verão americano. Após a turnê, lançou seu primeiro single, "Live Like We're Dying", que chegou a posição #18 no Hot 100 da Billboard e vendeu 1,7 milhão de cópias, atingindo a certificação platina. O álbum, porém, não obteve a mesma resposta do público, estreando em #11 a Billboard 200, com vendas de apenas 80.000 cópias na primeira semana. O segundo single, "The Truth", também falhou em impactar as tabelas, mesmo com a participação do cantor Pat Monahan, da banda Train. A melhor posição do single foi #17 na US Adult Pop Songs. O terceiro e último single, "Alright with Me", não teve divulgação por parte da gravadora ou de Kris, com apenas um videoclipe não-oficial em agradecimento aos fãs.

Em janeiro de 2012, Kris anunciou em uma entrevista que seu segundo álbum seria lançado no início do verão americano. No mês seguinte, em um show acústico na casa de shows The Mint, estreou algumas faixas novas, incluindo "The Vision of Love", que viria, em março, a ser lançada como primeiro single do novo projeto. A canção obteve sucesso moderado, alcançando o pico de #3 na parada Billboard's Hot Single Sales, #5 na Billboard's Dance/Electronic Single Sales e #29 na US Adult Pop Songs. Ainda em março, foi anunciado que o novo álbum se chamaria "Thank You Camellia". O álbum foi muito bem recebido pela crítica especializada, conseguindo nota 3/4 da Revista People, 3,5/5 da Allmusic e B+ da Entertainment Weekly. Comercialmente, porém, o álbum não conseguiu impactar, estreando em #18 na Billboard Digital Albums e em #26 na Billboard 200.

Não há informações sobre qual será (ou se haverá) o próximo single de "Thank You Camellia", porém uma enquete realizada entre os fãs pela comunidade krisfansunite no livejournal indica que os fãs gostariam que a faixa "My Weakness" fosse a escolhida, juntamente com "Better With You", que foi votada como a preferida para terceira música de divulgação.