KODALINE

KODALINE

Fundada no ano de 2011 em Swords, Dublin, Kodaline é uma banda irlandesa composta por Steve Garrigan (vocal), Mark Prendergast (guitarra), Jason Boland (baixo) e Vinny May (bateria).

Inicialmente, sob o nome de “21 Demands” e contando com Conor Linnane como baixista, ao invés de Jason, eles participaram de um reality show irlandês chamado “You’re a Star” – reality musical, similar ao “X Factor” ou ao “American Idol” – no ano de 2007, sendo derrotados por David O’Connor na final do programa. Graças ao sucesso no reality, a banda conseguiu a proeza de ver o seu single “Give me a Minute” chegar ao número um das paradas irlandesas, se tornando o primeiro single lançado de forma independente a conseguir tal feito no país. Após o reality, os integrantes chegaram a conclusão de que aquele não era o tipo de som que eles queriam fazer, e que, nas palavras de Steve, “a música que eles estavam escrevendo não representava como eles se sentiam, muito menos quem eles eram como pessoas”, e por isso eles rejeitaram um contrato com a Universal Music da Irlanda.
Três anos depois, em 2010, Steve cursava Análise Econômica do Direito na faculdade e Mark trabalhava como auxiliar de palco para algumas bandas em Dublin. Insatisfeitos com aquilo que estavam fazendo, os dois decidiram largar tudo e apostar na carreira musical. No ano seguinte, Vinny também abandonou a loja onde trabalhava e, juntos, os três passaram todo o ano de 2011 apenas escrevendo e gravando músicas. Mais tarde, em fevereiro de 2012, os três perceberam que precisavam de um baixista, e como Conor possuía um emprego em tempo integral e não estava tão compromissado com a banda quanto eles, o trio buscou outra pessoa e acabou chamando Jason, que era amigo de Mark, para tocar com eles.
Com a formação consolidada, a banda lançou seu primeiro EP, intitulado “The Kodaline EP”, no dia 7 de setembro de 2012. O trabalho foi muito bem aceito no Reino Unido, e recebeu excelentes comentários de importantes publicações, como o jornal “The Guardian”, a revista “Spindle” e a rede BBC. O vídeo para o single “All I want”, faixa que abre o EP, ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações e a música foi escolhida como tema para o trailer de divulgação da 9ª temporada de Grey’s Anatomy.
Com a enorme quantidade de músicas gravadas nos últimos anos e o desejo de que seu primeiro disco não tivesse mais de 11 faixas, os integrantes decidiram lançar o “The High Hopes EP” poucos dias antes do lançamento de seu primeiro álbum, como um “bônus”. O vídeo para a faixa que leva o título do EP ultrapassou as 100 mil visualizações em menos de uma semana. O EP conta também com o cover da música “All my friends”, originalmente feita pelo LCD Soundsystem. Essa música era a preferida de um amigo dos integrantes, que faleceu em 2012. Como uma forma de homenagem a ele, a banda decidiu regravá-la e colocá-la no EP.