JOHN PAUL YOUNG

JOHN PAUL YOUNG

John Paul Young (Glasgow, Escócia, 21 de junho de 1950) é um cantor australiano mais conhecido por seu hit mundial Love Is in the Air ("O Amor está no Ar" em português) lançado em 1978.

Nascido em Glasgow, na Escócia, Young mudou-se para Sydney ainda criança e no início dos anos 1970 já se tornou o vocalista da banda de rock Elm Tree. Em 1972, ele foi selecionado para o papel de Ananias, na produção australiana Jesus Christ Superstar, continuando na produção até seu encerramento em 1974.

O Produtor musical Simon Napier-Bell ouviu John cantando com sua banda em um Pub na cidade de Newcastle, Austrália, e convenceu-o a assinar um contrato como um artista solo da Albert Productions (a gravadora que produziu o famoso grupo The Easybeats). Napier-Bell, então produziu o primeiro hit de Paul,"Pasadena", no Armstrong Studios em Melbourne. O single foi lançado com o nome de "John Young", mas posteriormente o nome passou a ser "John Paul Young".

Paul experimentou uma seqüência de sucessos seguidos na Austrália, incluindo "Yesterday's Hero", "St. Louis", "The Love Game", "Here We Go", "Keep On Smiling", "Where the action is", "I Hate The Music" e "I Wanna Do It With You". Além do sucesso na Austrália, ele obteve popularidade na Europa, Ásia e África do Sul. A canção "Yesterday's Hero" se tornou um hit nos Estados Unidos.

Em 1977, o cantor lançou a música disco chamada "Standing In The Rain", que se tornou um sucesso em toda a Europa. O próximo single, "Love is in the Air", se tornou seu único sucesso a nível mundial durante o ano de 1978, atingindo o número 2 na parada australiana, 7 na parada americana e 5 no Reino Unido.

Os singles seguintes, "The Day That My Heart Caught Fire" e "Heaven Sent" seguiram o mesmo estilo dançante, mas não atingiram o público. Durante os anos 1980, Paul buscou um estilo mais roqueiro e voltou, pela última vez, ao topo das paradas australianas agora com o single "Soldier of Fortune" de 1983 .

John deixou de gravar novas músicas e concentrou-se em uma segunda carreira como DJ até o lançamento do musical Strictly Ballroom em 1992. Apresentando uma nova versão de "Love is in the Air", o filme foi um sucesso mundial e o single atingiu novamente o número 2 na parada australiana e uma boa posição no Reino Unido.

Em 2000, Paul Young se apresentou para a sua maior platéia durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Sydney.

No ano de 2006, o cantor voltou ao estúdio para gravar o álbum "In Too Deep", seu primeiro álbum de inéditas após anos.

John apareceu na série de concertos intitulada "Countdown Spectacular 2" realizada na Austrália em finais de Agosto e inícios de Setembro de 2007. Ele cantou duas músicas, incluindo "Love is in the Air."

Trabalho social

Durante muitos anos John tem ajudado no trabalho social para as crianças. Ele Participa de um evento de caridade em Nova Gales do Sul . Além de trabalhar com o serviço de transporte de emergência NETS (Nova Gales do Sul).