JODY WATLEY

JODY WATLEY

Jody Vanessa Watley (nascida em 30 de janeiro de 1959, em Chicago, Illinois) é uma compositora, cantora, produtora musical e fundadora da "Avitone Records", cuja música cruza gêneros de pop, R&B, Jazz, Dance e Soul eletrônico. Em 1987, ela ganhou o Grammy Award para "Best New Artist". Junto com Janet Jackson e Madonna, que ela classifica como um dos MTV Video Music Awards (MTV VMA) mais nomeados artistas do sexo feminino, com seis nomeações para seu vídeo "Real Love"
Até o momento, ela é mais conhecida por seu papel no estabelecimento de tendências e padrões para o estilo de música e vídeo no final dos anos 80. No início de sua carreira solo, ela também foi notada por seu pop dance comercial stylings com uma borda funky. Jody Watley também é conhecida por ser a primeira pop/cantora de R&B para incluir um rapper no verso especializada/ponte com sua colaboração em "Friends", com Eric B. & Rakim, que se tornaria um fórmula popular em comerciais de Pop/R&B/Hip-Hop.
Watley vendeu mais de 50 milhões de álbuns e singles no mundo. Em 2008, ela foi o destinatário de um Lifetime Achievement Award da revista Billboard, e também recebeu destaque na questão histórica negro da Vogue Italia em 2008.

Suas influências musicais iniciais são Diana Ross, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Michael Jackson, The Jackson 5, The Carpenters, Roberta Flack, Prince, Grace Jones e outros diversos artistas que cantam jazz, incluindo Nancy Wilson

Albúns:

Jody Watley (1987)
Larger Than Life (1989)
Affairs Of The Heart (1991)
Intimacy (1993)
Affection (1995)
Flower (1998)
The Saturday Night Experience (1999)
Midnight Lounge (2001)
The Makeover (2006)