HOOVERPHONIC

HOOVERPHONIC

Hooverphonic é um trio belga formado em Sint-Niklaas no ano de 1995, que mistura música eletrônica com elementos de pop, trip-hop e ambiente. A formação original era Alex Callier (guitarrista e programador), Frank Duchêne (tecladista) e Liesje Sadonius (vocalista), que deixou o trio em 1998, sendo substituída por Geike Arnaert, que se tornou a voz e a imagem oficial do grupo.

A popularidade do grupo aumentou em 1996, quando eles contribuíram com a canção "2 Wicky" para o filme Beleza Roubada (Stealing Beauty), de Bernardo Bertolucci. O Hooverphonic pode ser assimilado ao lado menos alternativo de grupos como Massive Attack ou Portishead, formando com eles as referências principais no movimento trip-hop que ocorreu nos anos 90 na Europa.

Ao final de 2008, Geike anuncia sua saída da banda em busca de uma carreira solo, para a qual já vinha trabalhando há alguns meses. O último concerto do Hooverphonic acontece no Tele-Club, Ekaterinburg, na Rússia, no dia 13 de dezembro. Foi gravado pela MTV e transmitido no ano seguinte.

Em 2010, a banda finalmente recruta sua nova vocalista, Noémie Wolfs, que consegue manter a qualidade de suas antecessoras. Hooverphonic já lançou três álbuns com Noémie, The Night Before de 2010, Hooverphonic with Orchestra de 2012 e seu mais recente trabalho, Reflection lançado em 2013.

As principais influências do grupo são o compositor italiano Angelo Badalamenti e os dois principais representantes do trip-hop na Europa - o Massive Attack e o Portishead.

Discografia:
1996: A New Stereophonic Sound Spectacular
1998: Blue Wonder Power Milk
2000: The Magnificent Tree
2002: Hooverphonic Presents Jackie Cane
2005: No More Sweet Music
2007: The President of the LSD Golf Club
2010: The Night Before
2012: Hooverphonic with Orchestra
2013: Reflection

www.hooverphonic.com