HENRY MANCINI

HENRY MANCINI

Henry Mancini, nascido Enrico Nicola Mancini, (Cleveland, 16 de abril de 1924 — Beverly Hills, 14 de junho de 1994) foi um compositor e arranjador estadunidense. Ele é melhor lembrado por ter sido um dos mais conhecidos compositores de trilhas sonoras para a televisão e o cinema, ganhando um número considerável de prêmios Grammy (incluindo um em reconhecimento em 1995).

Nascido numa família ítalo-americana, Mancini nasceu no estado de Ohio e cresceu em West Aliquippa, na Pensilvânia. Ele morreu em Beverly Hills, Califórnia. Apesar de ter sido colocado no exército durante a Segunda Guerra Mundial, Mancini conseguiu trocar da infantaria para a banda. As composições pelas quais é mais conhecido incluem "Moon River" (a canção tema do filme de 1961 Breakfast at Tiffany's) e a canção tema dos filmes A Pantera Cor-de-Rosa e Charada de 1963, bem como o tema do famoso "Pássaros Feridos", de 1983, exibido no Brasil pelo SBT desde 1985.

Ele também é muitas vezes creditado pela composição de trilhas sonoras de filmes de Charlie Brown e Sua Turma, em particular o tema "Linus and Lucy". Mas na verdade estas canções foram compostas e tocadas por outro pianista de jazz, Vince Guaraldi. Grande parte do trabalho de Mancini pode ser classificado no gênero easy listening.

Mancini morreu aos setenta anos de câncer no estômago.