HEART

HEART

Heart é uma banda rock americana/canadense, composta por duas irmãs, ícones do Hard Rock, Ann e Nancy Wilson, que gravaram o sucesso mundial Alone em 1987, dentre outros.

Filhas de um oficial dos Fuzileiros Navais (Marine Corps), as irmãs Wilson rodaram com os pais até que o Sr. Wilson finalmente se aposentou e fincou pé nos subúrbios de Seattle, no estado de Washington. Ali, Ann ingressou em finais de 1970 no Hocus Pocus, a nova denominação do White Heart (ex-The Army), banda formada originalmente por Roger Fischer.

Foi se apresentando com o Hocus Pocus que Ann conheceria seu companheiro, Michael, irmão de Roger. Arestas aparadas, Michael instalado no posto de produtor, Ann nos vocais e Roger na guitarra, et alli, Nancy, a caçula dos Wilson juntou-se à banda em 1974, iniciando um relacionamento com Roger.

Exilados no Canadá porque Michael era um desertor do serviço militar, em 1975 assinaram com a Mushroom Records. Em 1977, quando Jimmy Carter anistiou os condenados por deserção, o Heart pôde retornar para sua terra natal e, então, já eram contratados da CBS.

A migração para um grande selo renderia as Wilson batalhas judiciais com a Mushroom, uma campanha de difamação sórdida e uma inspiração feita de adversidade que lhes renderia o passaporte para o topo das paradas com Barracuda.

Catapultada por esse primeiro hit, Heart aterrisou nas paradas, mas o material humano dava mostras de fadiga. Em 1979, Roger quase alvejou Nancy com uma guitarra nos bastidores de uma apresentação. O casal Ann-Michael também se separaria e o Heart seguiria somente com as moças Wilson e diferentes combinações de músicos.

Em meados da década seguinte, as Wilson mudaram para a Capitol e só no biênio 1985-6 colocaram quatro músicas entre as Top Ten, incluindo Never e What About Love, todas tiradas do álbum singelamente entitulado "Heart".

Em finais da década de 1980, o ganho de peso de Ann foi eleito um problema, mas sua voz rouca, insinuante seguia infalível. Curiosamente, dois grandes hits dessa época (These Dreams e Will You Be There In The Morning) não levam a marca registrada de Ann, sendo entoados por Nancy.

Incursões no acústico (com a banda Lovemongers) e uma guinada para o recesso familiar de Nancy (casada desde 1986 com o cineasta Cameron Crowe) desaguaram em turnês solo de Ann (1995).

Embora Nancy acabasse desenvolvendo uma parceira com o marido, musicando-lhe os filmes (Jerry Maguire,Quase Famosos, Vanilla Sky e Tudo Acontece em Elizabethtown) o fato é que as irmãs seguiam rumos separados.

Mas, em 2002, elas se reuniram e ganharam fôlego para lançar o DVD Alive in Seattle em 2004. Neste mesmo ano, o Heart voltava com um álbum de canções inéditas - Jupiter's Darling - revisitando velhas influências, experimentando novas vertentes.

Incensadas em tributos, ocupantes do posto n.º 57 da lista dos Cem Maiores Artistas do Hard Rock elencados pela VH1 e rampa de lançamento para bandas como R.E.M., Alice In Chains, Pearl Jam e Soundgarden graças ao seu estúdio Bad Animals (na emblemática terra do Grunge), a única sombra no seu revival talvez seja uma associação involuntária com a vice-presidente na chapa republicana para as eleições para a presidência norte-americana de 2008.

Ann e Nancy rapidamente fizeram declarações públicas para deixar claro que a adoção de seu primeiro grande hit, Barracuda, pelos magos da campanha para pontuar a participação da Governadora Sarah Palin não era de forma alguma um endosso do Heart ou manifestação de suas preferências políticas.