GWEN STEFANI

GWEN STEFANI

Gwen Renée Stefani Rossdale (3 de outubro de 1969) é cantora, compositora, designer de moda e atriz norte-americana. É a vocalista da banda de ska/rock No Doubt. Stefani ficou famosa em 1995, com o sucesso do álbum tragic kingdom do No Doubt, que criou sucessos como "Just A Girl", "Spiderwebs" e "Don't Speak". Já vendeu mais de 40 milhões de álbuns em seus mais de 20 anos de carreira, sendo reconhecida pelo tablóide The Sun como uma das 15 artistas mais inesquecíveis da história da música mundial e eleita pela Billboard como uma das 100 maiores artistas no "Hot 100 Artist of Decade".

Nasceu e foi criada em Fullerton, Califórnia. Sua mãe deu o seu primeiro nome, Gwen, em homenagem à uma aeromoça de um romance de 1968, chamado "Aeroporto", e seu nome do meio, Renée, vem de uma música de 1968 da banda "Four Tops" chamada "Walk Away Renée", que era na verdade um cover de uma música de outra banda, chamada "The Left Banke's". Seu pai, Dennis Stefani, é italiano e trabalhou como executivo de marketing da Yamaha. Atualmente é Vice-Presidente Executivo da The Added Value Company. Sua mãe, Patti Stefani, é descendente de irlandeses e escoceses e trabalhou como contadora antes de se tornar uma dona de casa. Seus pais eram fãs de música popular e apresentou a música de Bob Dylan e Emmylou Harris para sua filha. Ela é a segunda filha mais velha dos quatro filhos do casal, sendo Jill Stefani sua irmã do meio, Todd Stefani seu irmão mais novo, e Eric Stefani o irmão mais velho, que foi o tecladista da banda No Doubt, mas que a deixou em 1994 para seguir sua carreira de animação em "Os Simpsons" na rede de TV FOX.

Muitas das mulheres da família eram costureiras, e grande parte da sua roupa foi feita por ela ou sua mãe. Quando era criança, seus interesses eram em musicais como "The Sound of Music" e "Evita". Depois de fazer uma fita demo para o seu pai, ela foi incentivada a ter aulas de música para treiná-la.

Fez sua estréia no palco durante um show de talentos no Loara High School, onde ela cantou "I Have Confidence", do "The Sound of Music", com um vestido inspirado no musical.

A banda que a consagrou, o No Doubt, começou com seu irmão Eric Stefani e um amigo dele, John Spence, em 1987 em Anaheim, Califórnia. Mais tarde, após a morte de John Spence, ela ficou como única vocalista da banda, que agora contava com o baixista Tony Kanal (com quem namorou durante 7 anos), o bateirista Adrian Young e o guitarrista Tom Dumont, que se juntaram à banda.

Em 2004, quis se dedicar a carreira solo e lançou no final do mesmo ano seu primeiro álbum, "Love.Angel.Music.Baby." para o qual consultou os produtores discográficos The Neptunes, a letrista Linda Perry e o líder do OutKast, André 3000, além de Dr. Dre e Nelle Hooper. O álbum mistura música pop e dance, além de influências de hip hop e slow jam. Para colaborar com ela no estúdio, convidou músicos como Wendy and Lisa, ex-integrantes da banda de Prince, o New Order e Martin Gore, do Depeche Mode. O terceiro single do álbum, "Hollaback Girl", obteve grande sucesso internacional e tornou-se o primeiro single digital dos EUA a superar a marca de mais de um milhão de vendas.

Em 2006, lançou seu primeiro DVD, chamado "Harajuku Lovers Live", e seu segundo disco em carreira solo, chamado "The Sweet Escape" que também obteve grande sucesso, no qual tem como primeira música de trabalho "Wind It Up", que assim como "Hollaback Girl" (o grande sucesso de seu disco solo anterior) foi produzida pelos The Neptunes.

Com seu estilo único, lançou em 2004, sua própria linha de roupas, "L.A.M.B.", sigla formada pelas palavras "Love.Angel.Music.Baby.", as mesmas do título do seu disco que foi lançado no mesmo ano. Também se aventurou no cinema, onde estreou sob a pele de Jean Harlow em "O Aviador", de Martin Scorsese. É casada desde 2002 com o músico Gavin Rossdale com quem tem dois filhos, Kingston James McGregor Rossdale e Zuma Nesta Rock Rossdale.

Em 2009 é anunciada a volta do No Doubt, com direito a transmissão ao vivo do primeiro show da banda depois de 6 anos desde de sua última apresentação e uma série de shows é divulgada para promover a volta da banda aos palcos, só que ainda sem álbum novo, que está em fase de produção desde o início de 2010, com possível lançamento para depois do segundo semestre de 2010.