GENESIS

GENESIS

Banda de Rock Progressivo surgida no final dos anos 60 que tinha em sua primeira formação Tony Banks (teclados), Peter Gabriel (vocal), Anthony Phillips (guitarra) e Mike Rutherford (baixo). Formada em Godalming, Reino Unido, gravaram o primeiro disco, o "From Genesis To Revelation", de 1969. De 1967 a 1970, houve a passagem de alguns bateristas pela banda, dentre eles Chris Stewart e John Silver.

Em 1970, no lançamento do segundo LP (Trespass), John Mayhew assumiu as baquetas, gravou o disco e logo foi substituido por Phill Collins. Outro que também saiu da banda em 1970 foi o guitarrista Anthony Phillips, sendo substituído pelo talentoso Steve Hackett, que daria assim um tom mais clássico ao Genesis. A formação lendaria do Genesis era então formada: Tony Banks, Peter Gabriel, Mike Rutherford, Steve Hackett e Phill Collins.

Com essa formação, o Genesis se consagrou com o lançamento de 4 LPs: Nursery Crime (1971), Foxtrot (1972), Selling England By The Pound (1973) e o duplo The Lamb Lies Down on Broadway (1974). Lançou também um LP ao vivo, gravado durante a turnê do disco Foxtrot, o Live (1973).

Já em 1975, o Genesis ficou sem o seu vocalista Peter Gabriel, que abandonou a Banda e seguiu carreira solo. Com a sua saida, Phill Collins assume os vocais com muita competência. Em 1976, o grupo grava mais dois discos ("A Trick Of The Tail" e "Wind & Wuthering"). Em seguida, Steve Hackett também segue carreira solo. Mas o Genesis continua como trio nas gravações de estúdio. Nesta época foram lançados alguns trabalhos raros, sendo um deles um compacto lançado em 1977 com 3 faixas, intitulado "Spot The Pigeon" ainda com Hackett nas guitarras.

Em 1978 lançam "And Then There Were Three", em 1980 "Duke", em 1981 "Abacab" e em 1983 um álbum que encerra de vez a identidade da banda, intitulado apenas de "Genesis".

É inegavel que Peter Gabriel e Steve Hackett davam ao Genesis a musicalidade que o tornou uma das maiores bandas de rock progressivo de todos os tempos, e que a banda sem eles seguiu um caminho mais "pop" e se desligou da sua belíssima trajetória inicial, onde deixou registrados na história sensacionais peças musicais e shows teatrais.