ESPEN LIND

ESPEN LIND

(1995 - Presente)

Espen Lind é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor norueguês. Atualmente, ele é considerado um dos principais nomes da música nórdica.

Lind é conhecido internacionalmente pelo hit "When Susannah Cries" de 1997, além de já ter composto para diversos artistas como Atomic Kitten, Beyoncé, Chris Brown, Leona Lewis, Jessica Simpson, Ne-Yo, Elliott Yamin, Jordin Sparks e o "Take That" Mark Owen.

Espen nasceu em Oslo, Noruega, tendo passado a maior parte da sua infância em Tromsø. Ele lançou seu primeiro trabalho em 1995, entitulado Mmm... prepare to be swayed, usando o nome artístico Sway. Em 1997 saiu o disco Red, que vendeu mais 600 mil cópias.

This is Pop Music, seu terceiro álbum, saiu em 2000. Depois disso, Espen deu uma pausa como cantor, retornando em 2004 com o single "Unloved", que alcançou o #1 na Noruega. Seu quarto trabalho April foi lançado em 2005.

Em 2006, Lind lançou o álbum ao vivo Hallelujah - Live, parceria com os cantores Kurt Nilsen, Askil Holm e Alejandro Fuentes, outro grande êxito seu no país nórdico.

Em Abril de 2008, o cantor lançou o single "Scared of Heights", primeira música de trabalho de seu novo álbum, atigindo novamente o topo da VG Lista. "Army Of One" foi lançado em 23 de Junho de 2008.

Em Janeiro de 2009, Espen recebeu o prêmio de Artista do Ano no Spellemann Awards, o Grammy norueguês. Em Maio do mesmo ano, ele saiu novamente em turnê com Nilsen, Fuentes e Holm. O cover de "With or Without You" do U2, feito pelo quarteto, chegou ao #1 em vendas no seu país, assim como o álbum lançado posteriormente "Hallelujah Live Vol. 2".