ERA

ERA

Era é um projeto musical criado pelo francês Eric Levi, antes membro do grupo de glam rock Shakin' Street.

Suas músicas, geralmente cantadas em uma língua imaginária parecida com o latim, misturam música clássica, ópera e canto gregoriano com outros estilos contemporâneos. Músicas em inglês foram ganhando espaço a cada novo álbum, e no seu último lançamento, Reborn, há também faixas cantadas em árabe.

O primeiro álbum teve um grande sucesso comercial. A música Mother foi usada na trilha sonora do filme Alta Velocidade (2001), de Sylvester Stallone. E na Austrália, a música Ameno foi usada na campanha "The Power of Yes" (O Poder do Sim) da Optus Telecommunications. Ele também conta com algumas faixas que foram compostas por Eric Levi antes do surgimento da banda e que foram utilizadas na trilha sonora do filme Les Visiteurs, de 1993.

Muitas vezes a banda, que já vendeu mais de 3 milhões de cópias na França e de 8 milhões ao redor do mundo, apresenta vestes e armas da Idade Média nos seus concertos. O universo visual de Era é o complemento de sua inspiração musical, utilizando sinais e sentimentos próximos aos religiosos, explorando uma dimensão universal, um universo de emoções, espirituais e místicas.

Seu estilo pode ser descrito como new age.

Alguns componentes da banda são cátaros], e no clipe da música Ameno percebemos forte influência mística do catarismo.

Ao ser estabelecido o programa de história e de francês (respectivamente a Idade Média e o estudo de um romance medieval) dos alunos do segundo ano do ensino secundário na França, o estudo das músicas de Era foi incluído no currículo dos cursos de música.

O quarto e mais recente álbum, Reborn, lançado em 2008. Seu conceito é baseado essencialmente na combinação do estilo habitual do Era com os cantos dos Mouros. O álbum se utiliza de lendas árabes, egípcias e persas. Embora tenha apenas 10 faixas, seu tempo total é superior ao dos álbuns anteriores.

Discografia:

Era
Era 2
The Mass
The Very Best of (Compliação)
Reborn