EDWIN MCCAIN

EDWIN MCCAIN

Edwin McCain (nascido em 20 de janeiro de 1970 em Greenville, Carolina do Sul) é um guitarrista indie rock alternativo. Apesar de seus discos serem lançados em seu nome, ele tem uma banda permanente, referido como o de Edwin McCain Band. Os membros da banda a partir de 2007 incluem Larry Chaney, guitarra; Pete Riley, guitarra e backing vocals; Craig Shields, saxofone e teclados; Manny Yames, guitarra baixo, e Peter Alexander, bateria.

Após assinar um contrato com a gravadora Atlantic Records Lava Records, em 1994, seu grande disco de estréia, Honor Among Thieves, foi emitido em 1995. Seu segundo álbum, Misguided Roses, gerou I'll Be, um grande single em 1998. Depois de mais dois álbuns (Messenger e Far From Over), no final de 2001, ele se separou da Lava. Em 2003, ele lançou uma coleção de versões acústicas de canções novas e velhas chamado The Austin Sessions via ATC Records, baseada em Nashville gravadora independente (em que McCain foi o primeiro artista assinado após a sua criação em 2001). Mid-2004 viu a chegada de seu primeiro álbum de estúdio em três anos, intitulado Scream & Whisper, que foi lançado em outro rótulo indie, DRT Entertainment.

Ele lançou dois DVDs, até à data. A primeira foi através de registos de ATC no final de 2002, chamado Baliza: Songs and Stories from the Highway Acoustic, e consistiu de entrevistas, performances ao vivo, e outro material. A outra foi no final de 2004, Tinsel & Tap Shoes. Foi o seu primeiro concerto em DVD ao vivo, gravado no House of Blues em Myrtle Beach, Carolina do Sul.

Suas músicas já fizeram parte de diversas trilhas de filmes e seriados, entre eles A Nova Cinderela e Dawson's Creek