ED SHEERAN

ED SHEERAN

Edward Christopher Sheeran, (17 de fevereiro de 1991, Halifax, Inglaterra) mais conhecido como Ed Sheeran, é um cantor e compositor inglês.

Ed aprendeu a tocar guitarra ainda muito jovem e começou a escrever músicas durante seu tempo na Escola Thomas Mills, em Framlingham. Suas memórias da infância incluíam ouvir Van Morrison em suas viagens incontáveis com seus pais ​​para Londres e ir a um show intimista com Damien Rice na Irlanda quando tinha 11 anos.

Começou a gravar em 2005, o que o levou a produzir o seu primeiro EP, 'The Orange Room EP'. Mais tarde, ele gravou dois EPs, um em 2006, chamado 'Ed Sheeran', e outro em 2007, intitulado 'Want Some?'. Então se mudou para Londres em 2008 para realizar alguns concertos. Ainda em 2008, Sheeran fez um teste para a série de TV Britannia High, da ITV.

Em 2009, ele lançou outro EP, You Need Me e em fevereiro de 2010 publicou seu aclamado EP Loose Change, que incluiu o hit "The A Team". Ao longo de 2010, Sheeran começou a ter mais sucesso através de seu canal no YouTube e fãs clubes. O cantor fez dois EPs em 2010, Ed Sheeran: Live at the Bedford e Songs I Wrote With Amy, uma coleção de canções que escreveu com Amy Wadge.

Em março de 2012, Sheeran co-escreveu e participou de "Everything Has Changed" de Taylor Swift. Ele também contribuiu com duas músicas do segundo álbum de estúdio, Take Me Home, do One Direction, "Over Again" e "Little Things". Seu hit "The A Team" foi nomeado para Canção do ano no Grammy Awards 2013; Sheeran cantou em dueto com Elton John durante a cerimônia.

Em 2013, lançou a música "I See Fire", que faz parte da trilha sonora do filme "O Hobbit: A Desolação de Smaug", adaptação cinematográfica do livro feito por J.R.R. Tolkien. Também compôs a música tema do filme A Culpa é das Estrelas (adaptação cinematográfica do livro homônimo de John Green), All of the Stars.

Em junho de 2014, lançou o seu 2º álbum de estúdio, intitulado x ("Multiply").

Depois de um hiato de um ano, em 2017 lançou o seu álbum de estúdio ÷ ("Divide"). ~

Tanto x como ÷ tiveram um êxito estrondoso em várias parte do mundo.