DIANA ROSS

DIANA ROSS

Diana Ross (nome completo: Diane Ernestine Ross, nascida em 26 de março de 1944 em Detroit, Michigan) é uma artista americana de soul, R&B e pop, e uma das cantoras mais famosas de seu tempo.

Segunda dentre seis irmãos, três mulheres e três homens, filhos do operário Fred Ross e da professora Ernestine Earle Ross, formou, junto com Mary Wilson, Florence Ballard e Barbara Martin um grupo chamado The Primettes, em 1959. Depois de assinarem com a gravadora Motown em 1961, seu nome foi mudado para The Supremes, em 1963. Posteriormente, em 1967, tornaram-se Diana Ross and the Supremes. Durante este período, atingiram por 12 vezes o primeiro lugar nas paradas de sucesso norte-americanas.

Em janeiro de 1970 Diana Ross deixou o grupo e partiu para uma carreira solo, fazendo sucesso especial com a canção Ain't No Mountain High Enough. Estrelou também um filme sobre a vida de Billie Holliday chamado Lady Sings the Blues, sendo premiada pela trilha sonora. Em 1973, gravou um álbum com Marvin Gaye intitulado Diana and Marvin, com o destaque para My Mistake (Was to Love You). Em 1975 novamente participou em um filme, Mahogany (1975) e seu tema musical Do You Know Where You're Going To? também chegou ao primeiro lugar.

De 1976 a 1980, gravou também sucessos em estilo disco, como Love Hangover (1976); What You Gave Me (1978), The Boss e It's My House (1979), de Ashford & Simpson; e Upside Down, I'm Coming Out e My Old Piano (da dupla Nile Rodgers e Bernard Edwards). Em 1981, fez um dueto romântico com Lionel Richie em Endless Love, qur foi o último sucesso pela gravadora Motown. Posteriormente assinou com a gravadora RCA. Depois de uma queda em vendagens em meados dos anos 80, retornou à Motown.

Diana teve duas filhas com o divulgador musical Robert Ellis Silberstein, dois filhos com o executivo norueguês Arne Næss Jr. (morto em 2000) e uma filha com o fundador da Motown, Berry Gordy. No início 2004, foi presa ao ser flagrada dirigindo na contramão em estado de embriaguez. Já estivera em 2003 numa clínica para dependentes de álcool e drogas.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Diana_Ross"