DELTA GOODREM

DELTA GOODREM

A atriz e cantora australiana Delta Goodrem iniciou sua carreira musical em 2002 e desde então, não saiu mais de perto dos holofotes. Delta Lea Goodrem nasceu em Sydney, e ficou conhecida no país dos cangurus ao interpretar a personagem Nina Tucker, na popular novela australiana, 'Neighbours', a mesma que lançou suas conterrâneas, Kylie Minogue e Natalie Imbruglia, ao estrelato.

Delta se revelou uma artista desde a mais tenra idade, mesmo vindo de uma família de esportistas. Desde pequena já tocava piano e se apresentava cantando e dançando para a família e amigos.

Também fez algumas aparições em programas de calouros e, aos 12 anos, gravou um CD com cinco músicas de sua autoria e o enviou para vários empresários musicais locais. Até que uma dessas fitas acabou caindo nas mãos do empresário Glenn Wheatley, que decidiu apostar no talento de Delta.

Em 2001, Goodrem estava com 15 anos e assinou um contrato com a Sony Records Australia. Lançou, no mesmo ano seu primeiro single 'I don´t Care', que não fez lá muito sucesso. Era de um estilo adolescente, despretensioso e fraco. Em 2002 estreou como atriz na novela "incubadora de talentos" 'Neighbours', uma espécie de 'Malhação' australiana, e lançou seu primeiro single oficial, 'Born to Try', que dessa vez estourou na Austrália e ficou em terceiro lugar na Inglaterra. O estilo musical mudou radicalmente. Agora pendia para o romântico, adulto, mais sentimental e poético.

A música entrou para trilha da novela, já que sua personagem, Nina Tucker, era aspirante a cantora. Delta logo se tornou a “namoradinha da Austrália”, e rival da americana Britney Spears entre o público adolescente e jovem do país.

Em março de 2003, lançou seu primeiro álbum completo, Innocent Eyes, que alcançou o primeiro lugar na Austrália e tinha quase todas as músicas compostas por ela. Delta se tornou a primeira mulher a ser premiada por sua performance como atriz e cantora ao mesmo tempo no ARIA (Australian Recording Industry Association) de 2003. O álbum vendeu, junto com outros singles, mais de 750.000 cópias só na Inglaterra.

Em junho de 2003, apresentou-se num concerto para um canal de TV australiano, e o show foi incluído no DVD Innocent Eyes. Além disso, também foi a primeira cantora a ter tantos singles em primeiro lugar na Austrália.

No mesmo ano, em julho, uma notícia chocou seus fãs. Delta Goodrem anunciou que estava com linfoma, um tipo de câncer. Nos meses seguintes, as vendas de seus discos aumentaram em 40%, e suas músicas subiram ainda mais na audiência. Por conta disso, seu empresário foi acusado de se aproveitar da doença para aumentar a publicidade e consequentemente as vendas de discos. Cogitou-se a veracidade da doença sob acusação de se tratar de a um golpe de marketing, pois a cantora continuava a aparecer em público e era constante sua presença no topo das paradas. Com o tempo boatos foram desmentidos e o diagnóstico foi infelizmente comprovado.

Em outubro de 2003, durante seu tratamento, depois de um ano traumático, Delta ganhou 7 prêmios ARIA. Apesar de não estar bem, cantou, sentada e usando uma peruca, pois tinha perdido os cabelos por conta da quimioterapia. Na primeira semana de dezembro de 2003, Innocent Eyes continuava quebrando recordes na Austrália, com 14 discos de platina. Na Inglaterra já tinha vendido 1 milhão de discos.

No início de 2004, ao que tudo indicava, Goodrem parecia estar quase recuperada, e em janeiro foi vista no campeonato Australian Open, de Tênis, ao lado do seu namorado na época, o tenista Mark Philippoussis.

Em outubro de 2004, lançou seu segundo álbum Mistaken Identity, que ficou em primeiro lugar na Austrália, Inglaterra, Alemanha e Suíça. A música carro-chefe do CD, 'Out of the Blue', foi escrita em parceria com Guy Chambers, produtor e compositor, que já havia trabalhado com o britânico Robbie Willians.

A canção ganhou um disco de platina e ficou conhecida em alguns países europeus depois do ARIA 2004, onde Delta a cantou pela primeira vez. Outras músicas do álbum, também fizeram sucesso na Inglaterra e em outros países da Europa. Neste trabalho, a artista contou com a participação do cantor irlandês Bryan MacFadden, com quem, ela, supostamente teria tido um breve relacionamento amoroso. Os tablóides fizeram propaganda a favor, apesar da negativa dos dois sobre o romance.

Em 2005, o contrato de Delta, se estendeu à Columbia Records, uma afiliada da Sony, que a lançou nos Estados Unidos. Em julho, fez sua primeira turnê, Visualise, que passou pelas principais cidades australianas, inclusive Melbourne e Sydney. Depois da excursão, em novembro, foi lançado o DVD Visualize, com imagens de shows ao vivo, e que foi seu segundo a chegar ao topo de vendas na Austrália. Além dos shows, o DVD traz um documentário sobre a turnê e imagens de bastidores. No American Music Awards de 2005, Delta ganhou o prêmio de cantora australiana que mais vendeu discos no ano. Em seguida, continuaram sendo lançados no mercado singles de suas músicas mais tocadas, como 'Lost Without You', que ganhou uma versão remixada para as rádios norte americanas.

Em janeiro de 2006, um novo álbum foi lançado nos Estados Unidos, entitulado Born to Try, é uma espécie de coletânea de seus dois álbuns anteriores onde muitas músicas foram remixadas e modificadas, exclusivamente para tocar nas rádios. Novos vídeos foram produzidos para as músicas 'Born to Try' e 'Lost Without You'. O disco chegou ao mercado na versão de CD e em dois LP´s. Uma das faixas foi composta especialmente para os CDs a serem comercializados nos EUA 'Never Fades Away', em homenagem e alento às vítimas de 11 de setembro e ao povo americano. Delta Goodrem é destaque na programação da Antena 1 e sua música, 'Born To Try' figurou diversas vezes entre as 10 mais pedidas de nossa programação.

Por Giseli Miliozi

Fonte: Antena 1 FM