DAVID GRAY

DAVID GRAY

Local de Nascimento:Manchester
País de Origem:Inglaterra

Detentor de um percurso musical pouco ou nada linear e, sobretudo, muito discreto, o músico britânico David Gray começou a dar nas vistas no espaço além fronteiras em 1999, aquando da edição do álbum "White Ladder", e em especial graças ao single "Babylon".
Natural de Manchester, onde nasceu em 1970, David Gray iniciou o seu relacionamento com a música em bandas punk, que integrou enquanto ainda andava na escola. Cresceu no País de Gales, frequentou a Universidade de Liverpool e, a determinada altura, começou a explorar outros caminhos que não os do punk, que o conduziram até sonoridades bem mais suaves, conseguidas com o auxílio de guitarras acústicas.
Foi depois de se ter mudado para Londres, que David Gray se juntou ao catálogo da Hut Records, a editora responsável pelo lançamento do single "Birds Without Wings", em 1992. No ano seguinte, foi lançado o seu álbum de estreia, "A Century Ends", com o qual o músico começou a construir uma base sólida de fãs, ainda que pouco numerosa nos primeiros tempos, que foi crescendo a pouco e pouco. Ainda assim, o seu segundo conjunto de originais, "Flesh" (1994), acabou por passar despercebido do grande público, mesmo com a ajuda de uma digressão promocional que David Gray realizou em nome próprio e outra de apoio à cantora Shawn Colvin.
Dispensado da Hut Records, o músico passou a integrar o catálogo da EMI, que reconheu o talento e fez chegar aos escaparates em 1996 o álbum "Sell, Sell, Sell" em edição limitada. De regresso à estrada, desta feita com honras de abertura feitas para nomes como a Dave Matthews Band ou os Radiohead, David Gray começou a ganhar maior notoriedade. No entanto, houve uma nova ruptura com a editora, e o músico acabou por fazer as malas mais uma vez.
"White Ladder", o seu quarto álbum de originais, viu a luz do dia em 1999, tendo a edição sido financiada pelo próprio músico, que o fez chegar às lojas através da sua editora, a IHT Records, em 1999. Gravado num apartamento situado em Londres, com o auxílio de uma guitarra e recurso a samplers, "White Ladder" foi o primeiro êxito significativo de David Gray, que começou então a ver o seu esforço ser reconhecido pelo público, quando o registo entrou para a tabela de vendas irlandesa.
Depois de cinco temas de sua autoria incluídos no alinhamento da banda sonora do filme "This Year's Love", David Gray viu "White Ladder" ser reeditado pela editora do seu companheiro de estrada Dave Matthews, a ATO Records, no ano 2000. Dois anos depois, foi editado novo álbum de originais, intitulado "A New Day at Midnight".