DAVID BISBAL

DAVID BISBAL

David Bisbal nasceu em Almería-Espanhã, no dia 5 de junho de 1979.
Ele tem dois irmãos mais velhos: José Maria (11 anos mais velho) e María del Mar (8 anos mais velha).
O pai de David também gosta muito de música, mas David parece ser o único da família com veias artísticas. O almeriense assegura que para ele sua família é algo muito importante, embora sua profissão lhe obrigue a ficar muito tempo longe de casa.
David leva muito a sério sua profissão de cantor, que iniciou-se aos 17 anos quando um dia ele soube que a Orquestra Expresiones buscava um novo cantor. Participou da seleção e foi aprovado para ser um dos vocalistas.
Bisbal participou da 1ª edição do programa "Operación Triunfo", da TV Espanhola. Ganhar o programa significava ser um dos três candidatos a representar a Espanha no Festival Eurovision de 2002. Cantor com muito carisma e muita personalidade em cima dos palcos, foi um dos favoritos do público, fato confirmado por não ser indicado uma única vez para deixar o programa durante toda a edição. Ficou em 2ª lugar e diante deste resultado, a gravadora Vale Music não teve dúvidas em contratá-lo para lançar um disco. O gravaram em Miami e o produtor foi Kike Santander, alguém que conhece muito bem o setor latino na América e que produziu os últimos trabalhos do cantor Luís Miguel.
Seu primeiro álbum, "Corazón Latino",foi um sucesso em todas as listas musicais. Além do mais, é o disco mais vendido, com mais de 900 mil cópias só na Espanha. Temas como "Ave María" e "Lloraré las Penas" chegaram rapidamente aos primeiros lugares das listas de popularidade. Bisbal passou a ser não apenas um "triunfito" (como eram chamados os participantes do Operación Triunfo) com mais destaque, como também o artista revelação do ano.
Em pouco tempo já era um dos artistas que mais vendiam no panorama musical espanhol. "Corazón Latino" bateu recordes para um álbum de estreia: 1 milhão de cópias vendidas em apenas 6 meses. Um ano depois de seu lançamento, o disco havia superado a marca de 1,5 milhão.
No verão de 2002, iniciou uma turnê de sucesso pelo território espanhol. Atuando sozinho ou com sua companheira Chenoa (outra integrante do Operación Triunfo), Bisbal lotou todos os seus shows. Neste momento, o jovem já havia se convertido em um fenômeno de massas.
Pouco depois também chegou o reconhecimento da crítica: ganhou o prêmio Ondas para o melhor álbum do ano de 2002 por "Corazón Latino", e também teve indicações para o "Premios de la Música" como melhor artista revelação e para o "Premio Amigo" como melhor artista revelação e melhor álbum.
O sucesso de David não se restringe apenas ao seu país. Em 2003, a "Bisbalmanía" atravessou o oceano e David começou a arrasar na América Latina: mais de 80 shows em grandes recintos lotados, centenas de capas de revistas, aparições em muitos programas de televisão e em eventos importantes como o prêmio Billboard Latino e o Festival de Viña del Mar no Chile. Recebeu em Miami 8 discos de ouro pelas vendas de "Corazón Latino" nos EUA e na América Latina.
Em fevereiro de 2004 lançou seu segundo álbum, intitulado "Bulería". Sem dúvida, este era o ano de Bisbal. "Bulería" ganhou ainda mais prêmios do que seu trabalho anterior, entre eles um Grammy Latino e um prêmio de melhor artista latino no World Music Awards de Montecarlo.
Em 2005 lançou o álbum "Todo por ustedes", que inclui um DVD gravado em suas turnês, e um CD com duas canções inéditas.
Em 2006, foi lançado um novo trabalho com o título "Premonición", com a música single "Quién me iba a decir". O sucesso continua e parece não cessar para o cantor espanhol com estilo e carisma únicos no mundo da música. No ano de 2007 lançou o DVD “Premonición Live” que além do DVD do seu show conta com 2 cds sendo que no cd 2 apresenta temas inéditos, entre eles duas músicas em português: Bum Bum Bum (Oye El Boom) e Profundo (Me Derrumbo).
Em 2009 foi lançado o novo trabalho com o titulo "Sin Mirar Atras" com a música single "Esclavo de Sus Besos" e um de seus maiores sucessos "Mi Princesa" música dedicada a sua mãe María Ferre, sua então esposa Elena Tablada e a sua filha Ella de Bisbal Tablada. Nesse mesmo ano ganhou seu segundo Grammy Latino que compartilhou com Luis Fonsi, Synteck e Noel Schajris pela “Canção do Ano” com a música "Aqui Estoy Yo".
David Bisbal em 2010, recebeu disco de ouro e platina pelo álbum "Sin Mirar Atrás" e lançou o DVD da sua turnê “SMA Tour”
Em 15 de Fevereiro de 2010 nasceu sua filha , Ella de Bisbal Tablada com a modelo Elena Tablada.
Em 2011 iniciou sua primeira turnê acústica. Graças ao êxito e a grande acolhida que teve desde a imprensa em geral até o público, a turnê "David Bisbal Acústico" culminou em um DVD e CD duplo, edição luxo no final de 2011, intitulado “David Bisbal Una Noche En El Teatro Real”, produzido por ele e lançado também no Brasil. Em setembro de 2012 lançou o DVD e CD "Live At The Royal Albert Hall". Sua gira acústica terminou em março de 2013, em Buenos Aires, Argentina, onde realizou os dois últimos shows dessa turnê.
No dia 15 de novembro de 2012 ganhou seu terceiro Grammy Latino por sua espetacular produção em “Una noche en el teatro Real” na categoria de “Melhor álbum vocal pop tradicional”. David Bisbal agradeceu a todos que o ajudaram nesses dez anos de sua trajetória musical, que foi reconhecida com um dos prêmios de maior prestígio da indústria musical: o Grammy. Nesse momento tão especial também agradeceu a todos os seus fã-clubes, pelo apoio e carinho.
Em 2013 está se dedicando a produção do seu novo CD, que será lançado no início de 2014, e está participando do La Voz México e La Voz Espanha como coach. Lançou sua autobiografia "Desde Dentro" em novembro e o sucesso foi tão grande que já está na 2ª edição.