DAVID ARCHULETA

DAVID ARCHULETA

David James Mayorga Archuleta, ou simplesmente David Archuleta, é um cantor e compositor norte-americano. Nasceu em Miami, Flórida. É filho de James Jeffrey Archuleta e Lupe Marie Archuleta, que é uma cantora de salsa e também dançarina. Ele é descendente de bascos, latinos e irlandeses. Morou em Miami até os seis anos de idade, quando se mudou com sua família, para a cidade de Murray em Utah, no ano de 1997. David também é fluente em espanhol. Ele tem três irmãos mais novos, Amber, Daniel e Jazzy, e uma irmã mais velha, Claudia. Quando tinha treze anos, sua família se mudou para a região de Salt Lake City, Utah, e mora atualmente na cidade de Murray, Utah, US.

Começou a cantar aos seis anos, inspirado por um vídeo da peça Les Misérables. Começou a fazer apresentações aos 10 anos de idade, quando participou do show de talentos de Utah cantando "I Will Always Love You", de Dolly Parton.

Em 2003, foi vencedor do programa de televisão Star Search, na categoria Junior Singer (para cantores mirins).

No dia 20 de maio de 2008, conquistou o segundo lugar da 7ª Temporada do American Idol, ao receber 44% de mais de 97 milhões de votos na final contra David Cook. Seu primeiro single, "Crush", foi lançado em agosto de 2008; seu álbum de estréia foi lançado nos Estados Unidos no dia 11 de novembro de 2008.

Em agosto de 2008, foi indicado para a categoria Most Fanatic Fans (que elege os fãs mais fanáticos) do Teen Choice Awards de 2008. Desbancou nomes como Britney Spears, Jonas Brothers e Jesse McCartney. Ainda em Agosto, lançou seu primeiro single, "Crush", que estreou em segundo lugar na Billboard Hot 100. No mês seguinte, o videoclipe da música foi lançado.

Em novembro de 2008, foi lançado seu primeiro álbum, David Archuleta. Mais de 725 mil cópias do álbum foram vendidas nos Estados Unidos e 900 mil no total.

No dia 24 de junho de 2009, foi ao ar o episódio da série Hannah Montana,em qual ele fez uma participação especial,cantando junto com ela, I Wanna Know You,e também participou de um episódio da série iCarly da Nickelodeon.

Álbuns de Estúdio
David Archuleta (2008)
Christmas From The Heart (2009)
The Other Side of Down (2010)

EPs
David Archuleta: American Idol (2009)
AOL Sessions 2008 (2009)
Fan Pack (2009)

Vendas do Primeiro Álbum
Seu primeiro álbum teve boa recepção se tornando o melhor, entre os segundos colocados do American Idol, desde Bo Bice, vendendo 183.000 unidades na primeira semana.

Influências
Sua mãe é de Honduras. David afirmou, em entrevista exibida no programa American Idol, que o que ele mais escutava quando criança eram músicas latinas. Também gostava de ouvir jazz.