DAMN YANKEES

DAMN YANKEES

O Damn Yankees surgiu em 1989, um projeto idealizado por dois astros do rock n’roll setentista, Tommy Shawn, que foi guitarrista do lendário Styx e o não menos famoso Ted Nugent. Os dois começaram a compor juntos, visando aproveitar o bom momento que vivia o rock americano e lançar alguns hits, faturar um pouquinho. Para melhorar ainda mais a coisa, convidaram para tocar baixo, Jack Blades, o mesmo que liderava a máquina de fazer dinheiro chamada Night Ranger, Ele não só tocou o baixo, como deu uma ajudinha com os vocais também. As baquetas ficaram a cargo de um novato: Michael Cartelonne. Não foi muito difícil arranjar um contrato, pois as gravadoras disputaram o quarteto. A banda assinou com A Warner music que apostou todas suas fichas no projeto.

O álbum “Damn Yankees” saiu em 1990, e de cara, conseguiu uma boa posição na Billboard. A União dos astros estava dando o que falar. O primeiro single foi “Coming of Age”, uma excelente canção hard rock, mas o destaque do álbum ficou para a balada “High Enough” que conseguiu colocar a banda em terceiro nos charts. Os shows quase sempre tinham sua lotação esgotada, e a performance da banda era arrasadora. O Damn Yankees era bem mais pesado que o Styx, Night Ranger e a carreira de Ted Nugent solo.

Após um bem sucedido disco de estréia, a banda entrou em estúdio para mais um lançamento. “Don’t Tread” saiu em agosto de 92, e mesmo não conseguindo um grande impacto como seu antecessor, foi direto para a 22ª posição nos charts. Era uma época de transição. O grunge estava invadindo as rádios e as gravadoras estavam mudando seu direcionamento. Isso desanimou os integrantes e fez com que em 1993 encerrassem precocemente sua carreira.

O quarteto se dividiu. Cada um foi para um lado, talvez pensando em retornar com suas bandas de origem. O até então desconhecido Michael Cartellone recebeu um convite para integrar o reformulado Lynyrd Skynyrd. A Warner ainda lançou uma coletânea batizada de “The Essencials”. Para quem não teve a oportunidade de conhecer a banda, é uma boa pedida.

Allan Jones