CRAIG DAVID

CRAIG DAVID

Craig David Ashley, ou simplesmente Craig David, nasceu no dia 5 de Maio de 1981, em Southampton, Hampshire, Inglaterra. É cantor R&B - focando-se principalmente no R&B -, compositor e ator.

Começou a se interessar por música bem cedo. Na adolescência compõe suas primeiras músicas, inspirado no Hip-Hop, Funk e em estilos musicais tipicamente urbanos e artistas como Terence Trent D'Arby, Sisqo e Donell Jones.

Realiza seus primeiros concertos em clubes noturnos. Após ganhar um concurso de letras britânico, passou a trabalhar em conjunto com Mark Hill, produzindo várias músicas como "I'm Ready", "Rewind", "Woman Trouble".

Sua carreira ganhou impulso quando fez uma participação no hit "Re-Rewind" da banda Artful Dodger em 1999.

Em 2000 lança o single Fill Me In, obtendo enorme êxito e chegando rapidamente ao topo. Craig torna-se então o mais jovem artista britânico masculino a alcançar #1 nas paradas. Lançou logo em seguida seu álbum de estreia "Born To Do It", que entra para o primeiro lugar nas paradas britânicas, incluindo os singles "Rewind" e "7 Days", chegando ao ouro, platina e múltipla platina em vinte países de todo o mundo. O disco, consiste numa fusão ecléctica de R&B, pop, soul e hip-hop. A juntar a esse feito, conquista, ainda em 2000, três prémios MOBO (Revelação, Melhor Performance de R&B e Melhor Single da Grã-Bretanha com Fill Me In).

Mas nem tudo correu bem, já que saiu de mãos abanando nos Brit Awards, em Fevereiro de 2001, sendo indicado para 6 categorias, incluindo "Melhor Artista Solo Britânico", "Melhor Revelação Britânica", "Melhor Single Britânico" para "7 Days" entre outros. A indústria musical não gostou então Elton John, U2 e Robbie Williams vieram em defesa de Craig. Mesmo sem prêmios, seus CD's continuaram a ser sucesso de venda. É também com "Born To Do It" que Missy Elliott, Beyoncé e Usher assumem ser fãs do artista.

Em Novembro de 2002, "Slicker Than Your Average" é lançado tendo What's Your Flava? como primeiro single, tornando-se um dos mais badalados do ano.

De contrato assinado com a Warner, lançou The Story Goes... em Agosto de 2005. Do álbum sairam os singles: All The Way, que fez ele retornar ao Top 3, Don't Love You No More (I'm Sorry) e Unbelievable.

O hit e primeiro single Hot Stuff (Let's Dance) de "Trust Me", estreiou em 5 de novembro de 2007. Foi Top 10, enquanto o álbum alcançou #18 no UK Albums Chart. 6 Of 1 Thing e Officially Yours foram os outros dois singles lançados.

Em 2008, lança o Greatest Hits com os singles Where's Your Love e Insomnia.

Em 02 de Outubro de 2009, David revelou aos fãs através do Twitter e seu site que ele tinha assinado um novo contrato com a Universal. O primeiro single do quinto álbum de estúdio "Signed Sealed Delivered" foi One More Lie (Standing In The Shadows). No Reino Unido teve o lançamento em 22 março de 2010. Uma semana depois, entrou nas paradas do Reino Unido ficando em #13.