CLAUDIA LEITTE

CLAUDIA LEITTE

Claudia Cristina Leite Inácio Pedreira, mais conhecida como Claudia Leitte (São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil, 10 de julho de 1980) é uma famosa cantora brasileira. Foi, até 2008, vocalista da banda de axé music Babado Novo. O sobrenome Pedreira é de casada. Entre os grandes sucessos de sua carreira, estão: Exttravasa, Insolação do Coração, Horizonte, Caranguejo, Canudinho, Pássaros, Doce Paixão, Famo$a (Billionaire), As Máscaras (Se deixa levar), Don Juan (part. Belo) e Beijar na Boca (que foi eleita a música do carnaval 2009 em 9 das 11 principais premiações do carnaval).

Nascida em São Gonçalo, região Metropolitana do Rio de Janeiro, mudou-se com a família para Salvador, onde recebeu da Câmara Municipal de Salvador o título de cidadã soteropolitana apenas 5 dias depois de nascer. Aos 3 anos, dribla a vigilância dos pais, sobe no palco de uma churrascaria aproveitando o intervalo deixado pelo cantor que se apresentava, dispara no microfone “Emília, Emília, Emília”. Com uma vida difícil financeiramente aos sete anos de idade integrou uma banda infantil, tendo se profissionalizado aos treze, acompanhando o artista local Nando Borges. Cantou em bares como Mariposa e Bohemia da noite soteropolitana e, nos carnavais, migrou por diversos grupos entre eles o grupo de axé Macaco Prego, até participar da formação do novo conjunto, sob auspícios da empresa Bicho da Cara-Preta, especializada em conjuntos de larga aceitação popular, como o É O Tchan. Claudia cursou, sem entretanto concluí-las por alegada falta de tempo em conciliar os compromissos da banda com os estudos, as faculdades de Direito, Comunicação Social e Música.

Em 2001, integrava o conjunto axé Babado Novo, da capital baiana. Sob seu vocal o conjunto finalmente veio a alcançar um sucesso que transcendeu as fronteiras do Estado, no ano de 2003, com as canções Amor Perfeito e Cai Fora, além de regravações no estilo axé music de outros sucessos, ganhando vários prêmios como O “Troféu Dodô e Osmar”, nas categorias “Melhor Banda” e “Cantora Revelação”.

Em dezembro de 2005, apresentou-se no especial de Natal do cantor Roberto Carlos, tradicionalmente exibido pela Rede Globo. Apresentando-se no carnaval de Salvador e em inúmeras micaretas em todo o país, como Micarande, Fortal, Carnatal e Pré-Caju, atingiu um patamar que a colocou entre as maiores do circuito, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Margareth Menezes. O nome da cantora é registrado com apenas um T (Leite). O segundo T faz parte apenas do nome artístico.

Claudia é contra o uso de drogas, e se recusa a participar, por exemplo, de comerciais de cerveja (apesar de, em 2006, ter participado, com os cantores Zeca Pagodinho, Sandra de Sá, Latino e Toni Garrido, da campanha publicitária da cerveja Brahma, sobre a torcida pelo pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA de 2006). Em 2008 a cantora assinou contrato com o Guaraná Antarctica (pertencente, assim como a cerveja Brahma, à companhia AmBev), tornando-se a mais nova garota-propaganda da marca. O contrato dura por três anos.

O Carnaval de Salvador de 2008 foi a última apresentação de Claudia com a banda. A partir de então, dedicou-se à sua carreira solo, recebendo os músicos e a equipe técnica do Babado Novo como companheiros também na nova fase.

No dia 17 de fevereiro de 2008, gravou seu primeiro CD/DVD em carreira solo, com um show nas areias da praia de Copacabana, com lotação em torno de 1 milhão de pessoas e participações especiais de Daniela Mercury, Badauí (CPM 22), Wando, Gabriel, O Pensador e Carlinhos Brown. O CD foi oficialmente lançado no dia 27 de junho de 2008. Já o DVD apareceu nas lojas em 11 de agosto de 2008. Claudia é madrinha da Campanha contra Violência Sexual Infanto-Juvenil do Ministério Público da Bahia desde 2007.

No dia 10 de abril de 2010, Claudia Leitte entrou para o Guinness Book, por promover a maior junção de pessoas em beijos simultâneos da história. O recorde foi alcançado no Axé Brasil de 2009 por fazer 8372 casais se beijaram ao mesmo tempo ao som de Beijar na Boca.

No dia 2 de julho de 2009, dia da Independência da Bahia, Claudia Leitte fez um mega-show para cerca de 230 mil pessoas no Farol da Barra em Salvador. Em outubro de 2009 a cantora lança seu primeiro single do segundo álbum, a canção As Máscaras, alcançando o #2 na Billboard Brasil e no Hot 100 Brasil.

Em 23 de maio de 2010 o álbum As Máscaras, mesmo título de seu primeiro single, é lançado, a música As Máscaras, alcançando a segunda posição na ABPD. No mesmo mês do é lançado o segundo single, Famo$a (Part. Travie McCoy, com participação do cantor norte-americano Travie McCoy. A turnê para divulgar o álbum, intitulada de “Rhytmos Tour”, iniciou no dia 3 de julho de 2010 no Riocentro. No início de 2011, lançou a sua turnê nova, Claudia Leitte Tour, onde realizou um show de abertura com participação do cantor Adelmo Casé, vocalista da banda Negra Cor, além de acrescentar cenários inspirados no Pelourinho, Farol da Barra, Largo do Tororó e Elevador Lacerda.