CHITÃOZINHO & XORORÓ

CHITÃOZINHO & XORORÓ

Chitãozinho & Xororó é uma dupla sertaneja natural de Astorga, Paraná. Esses caras são considerados por muitos a maior dupla sertaneja do país. Eles são reconhecidos mundialmente pelos seus 1º lugares na Billboard americana, e hits em Top 10 em suas categorias. Chitãozinho é o nome artístico de José Lima Sobrinho e Xororó de Durval de Lima.

Gravaram seu primeiro disco "Galopeira" em 1970, mas o reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção "Fio de Cabelo" do disco "Somos apaixonados", oitavo trabalho da dupla, que vendeu mais de 1,5 milhão de discos e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja. Tudo na vida da dupla passou a ser separado como antes e depois dessa canção.

Em 1986 começaram a apresentar aos domingos o programa de TV "Chitãozinho e Xororó Especial" no SBT, no qual cantavam e recebiam convidados.

No mesmo ano participaram na Rede Globo do especial do Roberto Carlos cantando junto com o "rei" a canção "De coração pra coração".

Gravaram em 1993 a canção "Words" com os Bee Gees para o disco "Tudo por Amor" lançado em português e espanhol. Alem de "Words" o disco tinha a canção "Guadalupe" que fez parte da trilha da novela de mesmo nome transmitida pela Telemundo. O sucesso desse trabalho foi tão grande que a dupla conquistou em junho daquele ano o primeiro lugar do "Hot Latin Singles" na parada norte-americana da revista Billboard, só Roberto Carlos tinha conseguido essa marca em 1989.

No ano de 1994 encabeçaram o evento "Amigos", um show com as três maiores duplas sertanejas do Brasil. O show foi em São Caetano do Sul, no qual estiveram mais de 100 mil pessoas.

Durante o ano de 1999 apresentaram na TV Globo o programa "Amigos e Amigos" com Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo.

Em 2000 completaram 30 anos de carreira e a marca de 30 milhões de discos vendidos.

A dupla apresentou em 2004 na TV Record o programa Raízes do Campo, que era um show gravado numa casa de espetáculo, com convidados e a famosa Roda de Viola gravada na chácara de Chitaozinho no interior de São Paulo. O programa ficou no ar até maio de 2005.

Nestes 39 anos de carreira Chitãozinho e Xororó, mais do que artistas, se tornaram uma marca, representando todas as evoluções que a música sertaneja atravessou nestes anos, e que, com certeza, sem a dupla não seria a mesma. Foram os primeiros sertanejos a tocar em rádios FM no Brasil, os primeiros a incluir guitarras elétricas em suas músicas, os primeiros a ganhar seguidamente discos de ouro, platina e diamante com discos de música sertaneja, os primeiros sertanejos a ganhar um Grammy (na verdade 2, depois do Grammy de 2008) e os únicos a ultrapassar a marca de 35 milhões de discos vendidos na carreira!

Em 2010 completam 40 anos de estrada e preparam um pacote de atrações e comemorações especiais.