BRYAN ADAMS

BRYAN ADAMS

Bryan Guy Adams (Kingston, Ontário, 5 de Novembro de 1959) é um vocalista e compositor canadense de sucesso.

Filho de pais ingleses, aos dez anos ofereceram-lhe a seu primeiro violão e aos doze comprou a sua primeira guitarra, e aos catorze anos mudou-se para Vancouver e começou a participar em audições como guitarrista. Aos quinze anos abandonou a escola e juntou-se a uma banda como vocalista fazendo digressões pelo Canadá. Em 1977 conheceu Jim Vallance e juntos começaram a escrever canções, não tardando muito para que as suas músicas começassem a ser tocadas por outros. Aos dezoito anos assinou o seu primeiro contracto com a “A&M Canada”

O seu maior sucesso foi o álbum Waking up the neighbours em 1991, produzido por Mutt Lange, continha a balada “(Everything I do) I do it for you” (da autoria de Michael Kamen); esta canção de amor fez parte da banda sonora de "Robin Hood, Prince of the Thieves" e foi um enorme êxito em todo o mundo.

A carreira musical de Adams inclui vários duetos e colaborações, designadamente com: Tina Turner (“It’s only love”) e Melanie c (“When you’re gone”).

Em 1990 participou com vários músicos, Van Morrison, Scorpions e outros no concerto de Roger Waters, "The wall in Berlim".

Além de cantor, compositor, produtor, Bryan Adams também é fotógrafo e já lançou três livros de fotografias, quase sempre inspirado em musas canadenses.

Entrou no “Canada Walk of Fame”. Em 1990 foi nomeado “Member of the Order of Canada” e promovido a “officer” em 1998