BILLY RAY CYRUS

BILLY RAY CYRUS

William "Billy" Ray Cyrus (Flatwoods, Kentucky, Estados Unidos no dia 25 de Agosto de 1961) é um cantor Country, compositor e ator que ajudou a tornar a música Country um fenômeno mundial. É o pai de Miley Cyrus.

Lançou 11 álbuns de estúdio desde 1992, 38 singles, mais conhecido por seu único #1 Achy Breaky Heart, na qual se tornou o primeiro single de sempre a atingir o status de Platina na Austrália e nos mais vendido de 1992 no mesmo país. Graças ao vídeo, houve a explosão da linedance no mainstream, tornando-se uma mania. Seu álbum de maior sucesso até hoje é Some Gave All, que foi certificado 9× multi-platina nos Estados Unidos e é o maior tempo gasto por um artista estreia no número um na Billboard 200 (17 semanas consecutivas) e mais consecutivos topo das paradas semana na era SoundScan. É o único álbum (de qualquer gênero) na era SoundScan pelas 17 semanas consecutivas em #1 e é também o álbum de estreia de alto escalão por um artista Country masculino. Ficou 43 semanas no Top 10, um total coberto apenas por um álbum do país na história, Ropin' The Wind por Garth Brooks. Some Gave All foi também o primeiro álbum a entrar com o número 1 na Billboard Country Albums. Já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo e é o melhor álbum de estreia de vendas de todos os tempos para um artista solo masculino. Também foi o álbum mais vendido de 1992 nos EUA, com 4.832.000 cópias. Em sua carreira, teve 29 singles lançados, dos quais 15 entraram no Top 40.

De 2001 à 2004, Billy estrelou a série de televisão Doc. O show era sobre um médico do interior que se mudou de Montana para Nova York. Em 2006, começou a co-estrelar no seriado da Disney Hannah Montana com sua filha Miley Cyrus. Atualmente está em sua 4ª e última temporada.

Em 2010 ele foi contratado com seu filho Trace Cyrus em um novo reality show da Syfy chamado UFO: Unbelievably Freakin' Obvious.

Em 26 de Outubro do mesmo ano, pediu o divórcio de sua esposa, Leticia "Tish" (née Finley) Cyrus no Tennessee, citando diferenças irreconciliáveis. Em uma declaração feita às pessoas no dia seguinte de anunciar a separação, o casal disse: "Como você pode imaginar, este é um momento muito difícil para nossa família... Nós estamos tentando trabalhar com alguns assuntos pessoais. Agradecemos seus pensamentos e orações."

Música

Ao tentar obter um contrato de gravação em Los Angeles, Billy foi referido como "muito Country" para Los Angeles, e "muito Rock" para Nashville. No entanto, em 1990, ele assinou com a Polygram/Mercury. Começou a gravar e escrever músicas para seu álbum de estreia, lançado em 1992.

Some Gave All foi lançado em 1992. O álbum tornou-se um sucesso instantâneo e de vendas. Estreou em # 1 na Billboard Top Country Albums, Billboard 200, parada de álbuns Country Canadense, Canadian Albums Chart e em vários outros países estrangeiros. Contou com 4 singles consecutivos no Top 40 do Hot Country Singles & Tracks chart 1992-1993, incluindo um álbum de corte, Some Gave All. O mais bem sucedido single lançado foi Achy Breaky Heart. Chegou a # 1 no Hot Country Singles & Tracks e também foi um sucesso nas paradas Pop, onde alcançou a posição #4. Embora tenha sido o único número um Could've Been Me alcançou #2, Wher'm I Gonna Live? alcançou #23 e She's Not Cryin' Anymore #6.

Foi certificado 9× multi-platina nos Estados Unidos em 1996 e já vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro.

Em 1993, Cyrus e Mercury Records rapidamente lançaram seu segundo álbum de estúdio, It Won't Be The Last. Teve 4 singles, mas apenas 3 foram Top 40. Estreou em #1 nas paradas do país, e #3 no Billboard 200. Até o final do ano, foi certificado platina pela RIAA. A única música não single In The Heart Of A Woman, traçou a #3, com Somebody New desenhando a #9, Words By Heart no #12, e Talk Some no #63.

It Won't Be The Last só conseguiu Ouro nos Estados Unidos. Antes de começar seu próximo álbum, ele foi transferido para a Mercury Nashville.

Seu álbum mais aclamado pela crítica foi em 1996, o Trail Of Tears na Mercury Records. Estreou em #20 no Topo do país quando foi liberado. Apenas duas canções foram feitas para a rádio, embora nenhuma delas tenha atingido o Top 60. A faixa-título e Three Little Words foram liberados atingindo #69 e #65 respectivamente. Não conseguiu chegar a qualquer tipo de certificação, e entrou nas paradas depois de apenas 4 semanas.

Mercury Nashville lançou Shot Full Of Love em 1998. Se tornou seu álbum de menor pico, estreando em #32. O primeiro single, Under The Hood, fracassou nas paradas, Time For Letting Go atingiu o número 70, Busy Man #3 topos, e I Give My Heart To You alcançou a posição #41. Depois do single cair nas paradas, saiu da Mercury e assinou com a Monument Records em 1999.

Seu álbum de estréia para a Monument, Southern Rain, foi lançado em 2000. Estreou em #13 na parada de álbuns Country e #102 na Billboard 200. 5 singles foram lançados e todos os 5 pegaram charts. O não single You Won't Be Lonely Now, foi o maior pico single do álbum, traçando a #17. Outros singles são We The People (#60), Burn Down The Trailer Park (#43), Crazy 'Bout You Baby (#58), e a Southern Rain (#45).

Após os singles de Southern Rain, começou a gravar dois álbuns cristãos. Ambos os álbuns, Time Flies e The Other Side, foram liberados em 2003. O primeiro álbum estreou em #56 nas paradas do país. 3 singles foram lançados, mas apenas o último single pegou chart. Bread Alone, What Else Is There e Back To Memphis foi #60.

Já o segundo foi gravado enquanto Billy filmou sua série no canal PAX, intitulada Doc. Estreou em #5 no Top Álbuns Cristãos, #18 Top Country Albums e #131 na Billboard 200. Dois dos três singles, Face Of God (#54) e The Other Side (#45), enquanto que Always Sixteen fracassou nas paradas de tudo.

O álbum Wanna Be Your Joe foi o álbum de Billy Ray #1 no país desde Southern Rain de 2000. Tal como acontece com seus álbuns anteriores, também, foi gravado em uma nova gravadora: New Door/UMe Records. Foi lançado quando ele estava filmando a série Hannah Montana. Chegou ao 24º lugar nas paradas Country e #113 nas paradas de todo o gênero. Inicialmente vendido bem, não obteve nenhum hit-single foi lançado. Wanna Be Your Joe foi lançada como o primeiro single, e foi seguido por I Want My Mullet Back, ambas as quais foram ignoradas pelas rádios do país. Embora não tenha sido lançada como single, um vídeo da música foi feita para a música Stand (Feat. Miley Cyrus).

Também em 2006, Billy Ray apareceu em shows do grupo de Rock Metal Steel Panther, tocando várias músicas como Rebel Yell, de Billy Idol, e a canção I Want My Mullet Back, que aparece em Wanna Be Your Joe.

Ele cantou The Star-Spangled Banner no Jogo 5 da 2006 World Series, em St. Louis, Missouri.

Em meados de 2007, era uma celebridade concorrente sobre a 4 ª temporada do programa Dancing With The Stars. Billy e Karina Smirnoff chegaram à semifinal, onde terminaram em 5º lugar.

A partir de sua exposição no Dancing With The Stars e Hannah Montana, sua gravadora empurrou a data de lançamento de um mês de antecedência do seu novo álbum. Home At Last foi lançado em Julho de 2007 pela Walt Disney Records. Estreou em #3 nos charts do país, tornando-se o primeiro Top 5 de Ray desde It Won't Be The Last, quando estreou em #1 em 1993. O início das vendas foram muito fortes, no entanto, não foi certificado. Ready, Set, Don't Go foi lançado como um single solo. A versão chegou ao #33 na Hot Country Songs.

Em Outubro de 2007, Billy e Miley realizaram uma versão em dueto da música Dancing With The Stars. Estreou em #27 nos charts do país e, finalmente, alcançou a posição #4 em 2008, dando à Billy Ray seu primeiro Top 5 desde Busy Man, em 1999, bem como primeiro Top 5 de Miley em qualquer parada da Billboard.

Fez parte da coleção Country Sings Disney em 2008. Duas de suas canções, Ready, Set, Don't Go e Real Gone (Cover de Sheryl Crow) apareceu no álbum. A versão de Real Gone feita por Ray também tem teve vídeo que está em rotação na CMT e GAC, na qual a música também aparece no Back To Tennessee.

No final de 2008, seu site confirmou que um novo álbum de estúdio seria lançado até o final do ano pela Lyric Street Records, intitulado Back To Tennessee. Foi originalmente planejado para ser lançado no dia 21 de Outubro de 2008, mas foi adiado para 18 de Novembro. Antes de ser lançado, foi anunciado que lançaria dia 13 Janeiro de 2009. O primeiro single, Somebody Said a Prayer, estreou na posição #53 em Agosto de 2008 e alcançou #33 em Novembro desse ano. Em 14 de Março de 2009, Back To Tennessee estreou em #59 nas paradas do país e um mês depois, em 07 de Abril, Back To Tennessee foi lançado. A única canção traçado para o #47 após 11 semanas. Um terceiro single, A Good Day, estreou em #60 nos charts do país para a semana carta de 05 de Setembro de 2009.

Foi tão bem sucedido em sua primeira semana como Home At Last. Alcançou a posição #13 nas paradas e vendeu cerca de 14.000 cópias na semana de abertura. A data de lançamento do álbum coincidiu com o lançamento de Hannah Montana: The Movie. A canção Back To Tennessee foi incluída na trilha sonora do filme, incluindo um dueto com Miley, intitulado Butterfly Fly Away. Essa canção foi pico #56 na Billboard Hot 100 e #50 no Canadian Hot 100.

Em 12 de Novembro de 2008, Billy Ray e Miley apresentaram a "Canção Do Ano" no 42nd Annual Country Music Association Awards. Antes da premiação, ambos se apresentaram no Good Morning America. Em Dezembro, Ray fez um cameo no vídeo Seventeen Forever do Metro Station.

Logo após a estreia do terceiro single de Back To Tennessee A Good Day nos charts, Cyrus e Lyric Street Records se separaram depois de apenas um álbum.

Billy, Phil Vassar, Jeffrey Steele e John Waite, em seguida, formaram um novo supergrupo juntos no início de 2009 chamado Brother Clyde. No Twitter, ele confirmou dizendo que o primeiro single do novo álbum seria Lately.

Em 30 de Junho de 2010. Ray liberou em seu Facebook informações sobre o grupo de Rock Alternativo, Brother Clyde, com os antigos membros substitudos por Samantha Maloney, Jamie Miller, Dan Knight e Dave Henning. Ele também afirmou que seu único single, Lately, estava disponível no iTunes e que o seu álbum de estreia seria no dia 10 de Agosto de 2010. O grupo possui uma página no MySpace.

Depois do Brother Clyde, Cyrus voltará à música Country, com um álbum produzido por Buddy Cannon chamado American, que contém um dueto com Willie Nelson e será lançado em Novembro.