BARRERITO

BARRERITO

Élcio Neves Borges mais conhecido com Barrerito (São Fidélis, 22 de outubro de 1942 — Belo Horizonte, 12 de agosto de 1998) foi um cantor brasileiro.

Cantor e violeiro, Élcio Neves Borges nasceu em São Fidélis, no Estado do Rio, em 1942, e fez parte da segunda formação do sertanejo Trio Parada Dura, a partir de 1976, ao lado de Mangabinha e Creone. Em 6 de setembro de 1982, o Trio sofreu um acidente de avião que deixou Barrerito paraplégico e levou seu irmão, Parrerito, a assumir seu lugar. A partir de 1988 Barrerito passou a cantar sozinho, tendo gravado diversos LP's (o primeiro foi "Onde Estão Os Meus Passos", pela Copacabana - 12.944), com destaque para a faixa-título "Onde Estão os Meus Passos" (Carlos Randall - Barrerito - Nilza Carvalho). Ao que consta, o Barrerito gravou 8 LP's em carreira-solo pelos selos Copacabana e RGE.

Ganhou quinze discos de ouro,sempre com a ajuda de sua companheira Nilza Carvalho, com quem viveu até 1990. Paraplégico há dezesseis anos, Barrerito era muito vaidoso. Gostava de usar anéis e colares de ouro, além de cortes de cabelo inusitados. Em 1991, foi detido após atirar para o alto, assustando um frentista que riu de sua aparência incomum. Barrerito morreu em Belo Horizonte, em 1998, vítima de um infarto aos 56 anos de idade.