BANANARAMA

BANANARAMA

Bananarama é um grupo britânico que fez muito sucesso nas paradas pop e dance da década de 80. O grupo teve 10 singles no Top 10 do Reino Unido e 3 Top 10 nos EUA, sendo um deles #1. O grupo era formado por um trio e a característica principal do grupo era o estilo único no qual todas cantavam juntas do início ao fim das músicas ao invés de cantarem em harmonia separadamente. Todos os vocais principais, bem como os backgrounds foram gravados dessa forma e muito dos primeiros materiais do grupo chegaram a ser gravados com todas as integrantes cantando ao mesmo tempo no mesmo microfone.

O trio era formado por amigas de longa data: Keren Woodward, Sarah Dallin e Siobhan Fahey. Iniciaram a carreira cantando em festas de faculdade e depois passaram a fazer shows em festas de amigos e clubes noturnos. O grupo foi conhecer o real sucesso quando juntou forças com o trio de produtores em alta na época: Stock, Aitken & Waterman, os mesmos produtores responsáveis pelo sucesso e reconhecimento mundial de Kylie Minogue. Foi então que lançaram o álbum Wow! (1986), o qual fez um estrondoso sucesso liderado pelo single "Venus". Os outros dois singles seguintes ("Love In The First Degree" e "I Heard a Rumor") tiveram o mesmo sucesso.

Keren e Sarah viraram um duo com a saída de Siobhan Fahey em 1987, que deixou o grupo logo depois de casar com o membro do Eurythmics, Dave Stewart. Jacquie O'Sullivan entrou no lugar de Siobhan e lançaram o álbum "Pop Life" (1991), mas nos anos seguintes lançaram "Please Yourself" (1992) e "Ultra Violet" (1995) sem Jacquie.

Depois de 10 anos nas sombras, o duo encontrou uma ótima oportunidade com o resgate das batidas dance dos anos 90 e voltou com o álbum "Drama" (2005). O sucesso do retorno foi praticamente imediato não apenas pelos fãs que sofreram com 10 anos de espera, mas também pelos novos fãs que estavam conhecendo o modernizado velho estilo da Euro-Dance e redescobrindo o grupo. Bananarama voltou aos Dance Charts pela primeira vez desde 1992 com o single "Look On The Floor (Hypnotic Tango)". O álbum vendeu bem ao ponto da Warner lançar uma coletânea de remixes pela primeira vez durante toda a carreira do grupo entitulado "The Twelve Inches of Bananarama", o qual estão incluídos alguns raros remixes. Não somente isso, o duo noticiou que estaria voltando aos estúdios em 2007 para dar andamento no novo material. O grupo é referência viva do estilo característico dos anos 80 e o sucesso sobreviveu devido ao fato do Euro-Dance (estilo produzido massivamente nos anos 90) ser um estilo bem próximo ao do grupo nos anos 80. O sucesso foi mantido e resgatado pois os fãs nostálgicos sempre aguardaram por um material novo, já que o grupo nunca afirmou ter separado. A explosão do neo-eletro no início de 2000 dispertou os produtores musicais a resgatarem outros estilos há muito adormecidos como o dance e o synth pop dos anos 80, bem como o dance dos anos 90 (no qual se inclui o Euro-Dance) favorecendo mais ainda o grupo ao retorno já que o retrô estava em alta e haviam muitos estilos de décadas anteriores que ainda não haviam passado pelas máquinas de modernização musical.